Lene Mendes

PRECISO DE ORIENTAÇÃO

PRETENDO REALIZAR UM MOCHILÃO PELA AMERICA DO SUL, MINHA ROTA INCLUI 3 PAÍSES (BOLÍVIA, CHILE E PERU) E 18 CIDADES (SANTA CRUZ, SUCRE, POTOSI, UYUNI, DESERTO DE UYUNI, SAN PEDRO DE ATACAMA, ARICA, TACNA, AREQUIPA, NASCA, ICA, PARACAS, MACHU PICHO PUEBLO, CUSCO, PUNO, COPACABANA, LA PAZ): PODERIAM ME AJUDAR DANDO DICAS SOBRE PELO MENOS UMA DAS CIDADES CITADAS? PONTOS TURÍSTICOS, VALORES, QUE DOCUMENTAÇÕES É NECESSARIA, HOSTEIS, O QUE DEVO LEVAR...

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Lene

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Bárbara Papin

MELHOR RESPOSTA

Bárbara Papin São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Lene, tudo bem?? 

Eu fiz um mochilão bolivia - Peru de 12 dias mas faz um tempinho já (2011) - desci em la paz fiquei um dia inteiro lá - conheci a feira das bruxas, recomendo é uma experiência muito legal, apesar de um pouco macabra, e fomos de ônibus para copacabana e puno, em copacabana fizemos a loucura de seguir um doido da estação e acabamos em um pulgueiro nos demos conta da loucura e caçamos um hostel para passar a noite e embarcar rumo as islas flutuantes e isla del sol no dia seguinte, não optamos por dormir em nenhuma delas e eu particularmente acredito que foi o melhor, as ilhas são lindas, o lago Titicaca é maravilhoso, mas um dia de passeio é o ideal.

Na fronteira bolivia / Peru, tanto na ida quanto na volta tivemos situações bem bizarras, você tem que pegar sua mochila e passar a fronteira correndo, o ônibus passa por outro lugar e te espera do outro lado, não sei se esta situação mudou mudou, mas foi no minimo engraçada, na volta um polícial nos abordou levou para uma sala e começou a tirar todas as roupas da nossa mala, até que eles encontraram uns gringos mais interessantes e nos deixaram ir.

Cusco é linda de verdade me apaixonei pela cidade e por cada detalhe dela, se permita pelo menos dois dias para andar pela cidade conhecer cada detalhe e comer muito, a comida é deliciosa, tanto no peru quanto na bolivia.

Em cusco mesmo compramos a passagem de trem + o translato até a estação de trem - foi muito simples e optamos pelos trêm melhorzinho, a diferença de preço era bem pequena, e viajamos com mais conforto, já que a viagem de ônibus bolivia/ peru não é lá estas coisas viu, o translato para a estação de trem para mim foi o pior atacou minha labirintite e tive que dar adeus ao café da manha, eles nos buscaram muito cedo 5:00 da manhã e a estrada cheia de curvas + frio + van cheia + vidros fechados + motorista correndo não me fez bem, Machu Picchu é linda demais! Sem explicações , vale a pena e todos deveriam conhecer, optamos por voltar para cusco no mesmo dia, já que aguas calientes não tem muito o que fazer, e aproveitamos mais um dia em cusco .

 Ahhh não consegui conhecer o Salar devido a altitude, meu dia demorei uns 2 dias para me acostumar e no primeiro dia cheguei a desmaiar na rua, toma cuidado viu

Espero te ajudado , caso queira maiores detalhes me manda uma mensagem, tenha uma ótima viagem 

Caroline Ávila

Caroline Ávila

respondeu 2 anos atrás

Percebi que seu roteiro está na ordem. Isso facilita no momento de escrever as "barbadas" e as "roubadas".

ARICA

Dormi uma noite em Arica e gostei de ter podido caminhar no calçadão das praias (fica uma ao lado da outra). Conheci a Isla de Alacran, Morro de Arica e o centrinho.

Caroline Ávila adicionou foto de América do Sul,Bolívia,Chile,Peru Foto 1

Caroline Ávila adicionou foto de América do Sul,Bolívia,Chile,Peru Foto 2

Uma dica bacana para as refeições é pedir o menu: é um "pacotão" que inclui entrada, prato principal, bebida e sobremesa. Arica é uma das cidades chilenas mais baratas. Gostei muito da comida chilena.

Em Arica existem duas rodoviárias: uma para quem vai para o Peru e a outra para quem vai para a Bolívia.

Como você fará Arica => Tacna (foi o que fiz) seria melhor pegar o táxi lotação (fica um pouquinho mais caro). Qual a vantagem? Um ônibus tem normamente 42 lugares e o carro transporta 5 pessoas. Você trocará de país, então, precisará passar pela fronteira. Imagina o tempo que fiscalizar 42 pessoas vai levar...o lotação foi super tranquilo e ligeiro.

Caroline Ávila adicionou foto de América do Sul,Bolívia,Chile,Peru Foto 3

Em Tacna eles adoram USD e o peso chileno é aceito com facilidade. O mesmo não acontece com o real. Não conseguirá trocar nossa moeda? Não foi o que afirmei. Você consegue. Apenas poderá ter alguma dificuldade.

Tacna é Zona Franca! Jaqueta The North Face por lá é barata demais. Com uns 20 ou 30 USD você compra uma jaqueta linda e bem quentinha.

Tuk-Tuk é mais barato do que o táxi em Tacna.

Caroline Ávila adicionou foto de América do Sul,Bolívia,Chile,Peru Foto 4

Paula Salvo

Paula Salvo São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Oi Lene,

Acho que o primeiro ponto é você decidir por onde você vai comecar: Pelo Atacama, depois fazer o Uyuni e de la seguir pela Bolívia e depois Peru? Ou ao contrario?

E quanto tempo você tem de viagem? São muitas cidades, eu não fiz todas da Bolivia nem do Peru mas por exemplo, no Atacama fiquei 6 dias, depois o Uyuni são mais 3 dias de passeio e Machu Picchu mais 3 dias.

Do que eu fiz posso te ajudar: no Atacama fiquei no Hostel Campo Base, la mesmo eu fechei o passeio do Uyuni, com a agencia Cordillera Traveler e em Cusco fiquei no Adelas Hostal, mas todo mundo fala muito bem do Loki!

Para ir até Machu Picchu é um pouco chatinho, você tem que pegar um trem de Cusco ou de uma cidade perto que chama Ollaytatambo e de la parar numa cidade chamada Aguas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo), é dessa cidade que você pega o onibus que entra no parque.

Existe um caminho alternativo por uma hidreletrica, onde você nao pega o trem - que é uma fortuna - e vai a pé..

O ideal é ir num dia até Aguas Calientes, dormir la e no dia seguinte bem cedo pegar o onibus pra Machu Picchu, ainda mais se você for subir alguma montanha por la.

Bom, qualquer duvida só falar!


Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América do Sul, Bolívia, Chile, Peru,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.