Curiosidade e Inspiração   América, Brasil

O que é essencial saber antes de ir a algum lugar?

Quando você está planejando uma viagem, quais as informações essenciais você busca sobre o lugar? Por quê? Quais os meios que você utiliza para descobrir informações sobre os lugares?

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Trilhas &

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

14 Respostas

Relatos de Viagem  - Laís

MELHOR RESPOSTA

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

Olá..

Bom, tendo o destino decidido, eu procuro conhecer um pouco sobre o lugar, quantos dias ficar lá (especialmente pra ver a parte das passagens).  Depois de ter passagens compradas vejo trechos internos (se for o caso) e parto pra decidir onde ficar (hotéis). Procuro muito em blogs e sites de viagem, procuro ver opiniões de outras pessoas que já estiveram lá.. assim posso tomar a melhor decisão possível. Depois de ter passagens aéreas, terrestres e hotéis comprados eu me aprofundo na parte dos roteiros (o que fazer em cada dia que estarei lá), vejo onde tem um supermercado perto, e dou até uma passeada com o street view pela região. Pode parecer loucura, mas é uma boa forma de se ambientar com o local..

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Bom diaaa,

Bom, eu sou meio nóia com relação a viagem, então geralmente quando eu realmente decido um destino, eu praticamente já tenho tudo pronto porque tenho diversos roteiros montados pra diversos lugares do mundo..

Devo ter umas 250 páginas só de roteiros, curiosidades, hospedagem, restaurantes pra vários lugares diferentes..

Mas acredito que o que se deva ver antes são:

- Passagem aérea.. é a primeira coisa que busco para ter noção de preço na data que estarei disponível, verificar se vale e se justifica o preço da passagem para aquela época, por onde é melhor ir e voltar, se é preferível fazer escala ou não, se rola um stopover, coloco alertas para promoções para as próximas semanas e acompanho as alterações de preço..

- Quantos dias é interessante passar lá.. pesquisar em média quanto vou ter de grana, o que pretendo visitar, qual o tempo necessário para se aproveitar bem aquela cidade/país..

- Hospedagem junto com transporte.. verificiar se você irá alugar um carro, se andará de transporte público, qual a maneira mais fácil de se locomover pela cidade/país e assim decidir uma hospedagem próxima ao metro, a pontos de onibus, ou a alguma locadora de carro, próxima ao aeroporto.. comparar os preços da hospedagem também, procurar avaliações e comentários sobre os lugares..

- Pontos turísticos e horários.. verificar o que existe de mais procurado na cidade/país, quais os horários que funcionam, quais os horários de pico e como ir até cada um, interligados ou separadamente em dias distintos..

- Pontos não turísticos.. aqueles lugares que pouca gente sabe ou tem interesse em ir e visitar, mas que me interessam e as vezes são o motivo pra eu estar indo para aquele destino. Verificar como ir também, melhores horários, trajetos e tudo mais..

- Restaurantes, mercados, bares, baladas.. verificar sempre onde comer, o que vale mais a pena comprar, onde comprar, qual a gastronomia local, além de qual o bar famoso por ser típico da cidade/país, onde se pode conhecer cultura local, provar a gastronomia nativa, conhecer pessoas em pontos que realmente não frequentem apenas turistas..

- Dinheiro.. quanto seria interessante levar, quanto geralmente se gasta pra comer, com transporte, com os passeios, onde trocar, onde existe maior custo x benefício com o câmbio, qual moeda é melhor levar, pesquisar os valores tanto aqui, quando no destino (se internacional)..

- Dicas em geral.. tudo que amigos, pessoas na internet indicam e/ou não indicam fazer em qualquer âmbito, tanto para hospedagem, como transporte, como passeios, como visitas, quanto a horários, algo que não havia pesquisado, algo que pesquisei mais não com tanta intensidade e descubro novas oportunidades..

Acho que basicamente é isso..

Utilizo tudo que tenho ao meu favor, internet, sites de busca, sites de viagens, sites de companhias aereas, compra coletiva, procuro por indicações de amigos, conversas com pessoas que acabei de conhecer, pergunto a quem já foi, google, tudo hahahaha..

Espero ter ajudado =)

RUTECN

RUTECN  campo grande

respondeu 3 anos atrás

Sempre que planejo ir a um determinado lugar faço uma pesquisa detalhada; não que eu não tenha viajado sem planejamento, mas facilita demais fazê-lo, principalmente se for fora do país. Para isso, busco informações no tio Gugo, tanto em sites da cidade quanto em blogs.

- Hotel - além do preço, busco dicas sobre o melhor local para ficar e o que dizem sobre ele, e a distância da estação ferroviária, rodoviária, aeroporto, metrôs, dependendo do que vou utilizar.

- Atrações turísticas - tanto as da cidade quanto as da proximidade; às vezes, vale a pena dar um bate e volta; também vejo o preço do ingresso, horários e se há necessidade de fazer reservas. Assinalo num mapa os pontos e traço os trajetos.

- Transporte - como chegar aos lugares.

- Restaurantes - anoto a distância do hotel ou dos lugares que vou visitar, e às vezes alguma dica de prato muito elogiado.

- Noitada - pesquiso bares, pubs, shows, peças ou outro evento.

- Compras - pesquiso onde posso comprar as coisas que me interessam, e se tem taxfree; dou uma olhadinha no 'o que trazer' do lugar.

- Previsão metereológica - embora muitas vezes ela furou, vou previnida.

- Dicas - principalmente se é algum país de cultura diferente, acho importante saber para não dar fora. E dicas sempre são benvindas.

- Custo - meu planejamento sempre é baseado no quanto posso gastar.

Sou detalhista em termos de viagem, e disponho de tempo para pesquisar a fundo. Por isso, tenho me saído bem mesmo sozinha em países onde não falo a língua local. Ah, e deixo anotado algumas frases básicas, pois isso nos torna mais simpáticos aos nativos.

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 3 anos atrás

Depois que já defini o destino, eu pesquiso muito sobre hospedagem e transporte, principalmente para saber o custo x beneficio.

E como eu gosto muito de fotografar, eu procuro saber sobre lugares onde eu posssa tirar bons clicks, a previsão do tempo. 

A maioria das viagens eu faço sozinho, então eu sempre me programo tbm em como me locomover do aeroporto/estação/rodoviaria até o hostel, por causa da bagagem. 

Depois que eu fiquei em um hostel que o quarto era no subsolo sem janela, e eu passei mal, eu sempre procuro hospedagens com janela. rsrsrs

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 3 anos atrás

oi...

Eu busco todo tipo de informação a respeito dos lugares que vou passar. Qualquer informação é bem vinda, assim como imagens e experiências dos locais.

Ai vale tudo: blogs, revistas especializadas, guias tradicionais impressos, matérias de jornais e revistas, perguntas aqui no Dubbi, sites das cidades, experiências de amigos, filmes, livros e documentários. 

Eu pesquiso porque gosto de saber o que tenho para ver na cidade, o que me espera (mesmo sabendo que a vivência é pessoal e intransferível) e definir quantos dias devo ficar no local, saber que gastronomia é daquele lugar, etc.

Mas, não monto roteiro. Gosto de decidir lá o que vou fazer em cada dia. Gosto dessa liberdade.

Ana

Jéssica Lourenzo

Jéssica Lourenzo Roma

respondeu 3 anos atrás

Além das respostas básicas e comuns como atrações, hospedagens, bares e restaurantes, etc; eu costumo pesquisar sobre a cultura (num todo!) e principalmente coisas que são aceitáveis aqui e não no país onde pretendo ir (e vice-versa). Por último e não menos importante, tenho sempre números úteis.

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 3 anos atrás

Ola... entaum a primeira coisa que procuro saber são valores, de hospedagem, locomoção, comida, atrações, geralmente por motivo economico mesmo.... todas as nossas pesquisas são via internet, eu leio, releio e leio d novo tuod sobre o local... mas na realidade a melhor forma de decobrir tais dúvidas é mesmo indo... a parte boa das informações adquiridas antes do role é  ter uma base de quanto levar! eu amoo essa parte do planejamento, pra mim é uma parte deliciosa da viagem !!! bjs 

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés)

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) São Paulo - SP

respondeu 3 anos atrás

Olá Trilhas & Lugares!

Após decidirmos o destino, começamos a pesquisar o que fazer por lá. No caso de uma cidade, procuramos o site oficial de turismo dessa cidade para ver quais são os pontos essenciais para conhecer.

Depois pesquisamos nos blogs, porque alguém sempre descobre um lugar interessante fora do roteiro tradicional. Ou dá uma dica boa de gastronomia. 

Também consultamos guias de viagem, que podem nos dar ainda outras informações.

É importante também procurar informações climáticas do destino para saber se é época de chuva, seca, se é calor ou frio e assim podermos organizar melhor nossas malas. É legal também ver o preço médio das refeições, para se ter uma base de quanto você irá gastar por dia.

Para alguns destinos, é importante pesquisar também se é obrigatório tomar vacinas.

Na hora de pesquisar o hotel, é importante ver se há transporte público nos arredores. Não adianta ser barato e não facilitar o deslocamento. No fim você economiza no hotel e gasta com taxi porque não tem nada perto!

Quando é passagem aérea, sempre compramos com antecedência tanto para destinos nacionais como internacionais (3 a 6 meses).

Pesquisar os preços das atrações também é importante para ter uma base de quantidade de dinheiro você precisa.

O ideal é fazer roteiros diários e colocar no papel os itinerários para otimizar seu tempo. Às vezes, você consegue fazer mais coisas num dia do que o previsto, e às vezes, menos. 

Esses sistemas de organização de viagem a gente aprende com o passar do tempo :) 

Abraços!

Jeannie Klein

Jeannie Klein Brasília

respondeu 3 anos atrás

Eu sou do tipo que coleciona informações sobre todos os destinos que tenho interesse em conhecer na vida. Assim, estou sempre bem informada.

Quando decido para onde será a próxima, as primeiras coisas que eu vejo (ou revejo) é no clima na época da viagem enos costumes locais que são diferentes dos nossos e podem trazer alg tipo de inconveniente para mim.

Depois começo a montar o roteiro de cidades. Faço aquela peneira básica para ver quanto dias serão necessários para o básico e onde quero dar uma esticatinha. Normalmente deixo um dia no final da viagem para não fazer anda ou repetir algo que valha a pena.

Após decidir o roteiro, começo a pesquisar passagens e melhores conexões ou horarios de chegada e volta. Tenho sempre como limite máximo para compra das passagens 3 meses antes da viagem.

Passagens compradas é a hora de pensar na hospedagem, locação de carros, passagens de trem.

Durante todo o processo já vou coletando dicas de restaurantes e atrações na blogosfera. Uso a ferramenta my maps do Google para salvar estas dicas. Depois uso a ferramenta durante a viagem. O que facilita muito!

Próximo aos dia da viagem eu checo os horarios das atrações e faço as reservas nos reataurantes que precisam de reservas.

Kelly Cruz

Kelly Cruz São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Olá,

Para mim o mais importante é encontrar uma hospedagem bem localizada, com serviços essenciais por perto (supermercados, farmácias e transporte).

Para essa pesquisa, nada melhor que o Google Street View.

Um abraço,

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Daria um livro essa resposta, mas vou deixar uns detalhes em topicos:

- Se tem algo de meu interesse a visitar;

- Localização, distancia, hospedagem, tempo local, estrutura;

- Viabilidade de ir (quanto á dias)

- Custo e planejamento da Viagem.

Levantamento de dados: Atraves de guias e sites oficiais.

Abçs

Fernando

Irys Barbosa

Irys Barbosa Rio de Janeiro

respondeu 3 anos atrás

bom dia

procuro ver quais os principais pontos turisticos, restaurantes mais recomendandos, dicas de transporte (pra descobrir se é melhor usar transporte publico, taxi ou alugar carro) e a segurança e movimentação(atividades) dos bairros.

eu pesquiso muito na internet, blogs de viajantes (dê preferência aos que tenham um perfil de viagem parecido com o seu, porque não adianta muito você ver as dicas de alguém que é mochileiro aventureiro se você quer fazer uma viagem super romântica), sites da cidade (que mostram os pontos mais turisticos e pontos não tão badalados), gosto de ver guias de viagem(que mostram um resumo da essencia do lugar e boas dicas de como chegar e preços),

faço uma lista do que curti e depois seleciono o que pra mim for imperdivel, a partir dai monto um roteiro (procurando ver oq é próximo, para fazer no mesmo dia).

procuro planejar por dia, atividades do mesmo estilo (dia de praia, dia de compras, dia de museus...) e a ordem dos dias procurando começar pelas atividades ao ar livre, assim, por exemplo, planejei um dia de praia e um dia de museus; o primeiro é de praia mas chove eu puxo a programação do dia de museus, curto o dia e no dia seguinte eu tenho chance de ir a praia sem chuva(exemplo só)

em viagens longas é bom deixar um dia e outro pra descanço (três dias muito movimentados, no quarto deixa pra curtir o hotel, comer em um restaurante legal, curtir o bairro que esta hospedado...)

e para escolher um hotel eu vejo as avaliações dos hóspedes, custo-benefício, localização, se esta de acordo com o perfil de viagem que pretendo fazer, preço.

espero ter ajudado, e boas viagens! =)

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 3 anos atrás

Pra mim...o principal é saber onde o hostel é localizado, por facilitar na hora do transporte, passeios... pra saber não tem como não ser pela internet, com mapa dicas de blogs e outras pessoas..

Jeannie Klein

Jeannie Klein Brasília

respondeu 3 anos atrás

Eu sou do tipo que coleciona informações sobre todos os destinos que tenho interesse em conhecer na vida. Assim, estou sempre bem informada.

Quando decido para onde será a próxima, as primeiras coisas que eu vejo (ou revejo) é no clima na época da viagem enos costumes locais que são diferentes dos nossos e podem trazer alg tipo de inconveniente para mim.

Depois começo a montar o roteiro de cidades. Faço aquela peneira básica para ver quanto dias serão necessários para o básico e onde quero dar uma esticatinha. Normalmente deixo um dia no final da viagem para não fazer anda ou repetir algo que valha a pena.

Após decidir o roteiro, começo a pesquisar passagens e melhores conexões ou horarios de chegada e volta. Tenho sempre como limite máximo para compra das passagens 3 meses antes da viagem.

Passagens compradas é a hora de pensar na hospedagem, locação de carros, passagens de trem.

Durante todo o processo já vou coletando dicas de restaurantes e atrações na blogosfera. Uso a ferramenta my maps do Google para salvar estas dicas. Depois uso a ferramenta durante a viagem. O que facilita muito!

Próximo aos dia da viagem eu checo os horarios das atrações e faço as reservas nos reataurantes que precisam de reservas.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Trilhas &

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.