Turquia

É seguro viajar para a Turquia?

Estou com uma viagem marcada para a Turquia no mês de setembro, mas confesso que os últimos acontecimentos (ataques terroristas no pais) vem me tirando um pouco o sono. Já li muito a respeito e concordo que não dá muito para saber, que os riscos de você estar na hora errada e no lugar errado são muito pequenos e blá blá blá... Mas a questão é... Será que vale a pena correr este risco?
Alguém sabe me dizer se eu consigo cancelar minhas passagens e reaver o dinheiro?

//Renata
honeytour.com.br
facebook.com/blog.honeytour
instagram.com/honeytourBr
youtube.com/honeytour
Snapchat: Honeytour

Meu perfil de viagem: Mochileiro, Gastronômico, Natureza, Fotógrafo, Romântico

Responda a dúvida de Honeytour

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

15 Respostas

Paula Kikuchi

MELHOR RESPOSTA

Paula Kikuchi

respondeu 3 anos atrás

Olá, não sei bem ao certo dizer como esta a situação atual. Mas eu fui para Turquia há um ano atrás, e foi um experiência incrível, em um dos dias que estive em Istambul ocorreu o atentado no consulado americano, mas nada alarmante aconteceu na cidade. Os pontos turísticos não foram afetados em nada. Mas toda precaução é válida. Se conseguir adiar a passagem melhor, mas não deixe de visitar. Um dos melhores lugares que já visitei.

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Bom dia Renata,

Praticamente impossível reaver o dinheiro da passagem, você pode solicitar cancelamento, na maioria dos casos eles podem aplicar taxa "multa" de até 90% do valor, ou seja, te devolver até 10% do que você pagou, mas não custa tentar, ainda mais por ser uma questão de segurança nacional e tudo mais.. converse com um advogado e entre em contato com a companhia.. acho que vale a pena!

Realmente, é difícil falar, mesmo que até lá esteja tranquilo, nunca se sabe quando e aonde pode acontecer outro caso, mas se está insegura, procure cancelar e tentar marcar pra outra data..

Eu sou meio cabeça dura, por mais que ficasse com o pé atrás acredito que eu iria, mas não siga meu conselho nesse aspecto hahahaha!

Boa sorte =)

Debora Gobbo

Debora Gobbo

respondeu 3 anos atrás

Oi Renata :) acabei trocando a viagem com a taxa de 120 usd na airfrance... A pp dona da agência responsável pelo tour e o hotel B&lb em Istambul falaram sobre a instabilidade depois do decreto de estado de emergência. Mas o roteiro fica, pra assim q as coisas acalmarem... Abcs 

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Olá Renata e Bruno, Já tive a oportunidade de visitar a Turquia, super indico a viagem pra vocês, quanto a segurança sempre é bom redobrar a atenção, estive na Turquia quando esta tendo várias séries de atentados em Istambul, mas não presencia nada de diferente nos principais pontos turístico.

O meu relato de atentado que falo foi quando o governo local quis transformar a principal praça de Istambul, a praça Taksim e local comercial criando vários prédios comerciais e acabar com um belo parque que existe na praça.

Já adianto que conhecer a Turquia é um passeio sencional, uma das melhores experiências que já tive, mesmo com os alardes da TV quando estive lá me senti muito seguro, e super recomendo o passeio a vocês.

Espero de alguma forma ter ajudado.

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Tenho uma frase:

" Problema é algo que aparece sem necessidade; caso voce procure aparecerá 2"

Se já há um aviso "gritante" nas midias que a região é um barril de polvora, banhado por combustivel, e tem gente fumando ao lado, melhor esquecer no momento, no meu ver.

È complicado por toda  programação, planejamento, desejos, etc. e agora as noticias locais implodem o projeto.

Por outro lado, antes acontecer algo sem que esteja no local.

O que poderia é trocar de lugar destino.  Troca a passagem pra outro lugar, refaça os roteiros e, ao menos, voce irá viajar no tempo programado (data preparada para viajar).

Abçs

Fernando

Debora Gobbo

Debora Gobbo

respondeu 3 anos atrás

To na mesma... Stopover em Paris e depois Turquia ( 8 dias num tour e 4 em Istambul) em set. Não sei o q fazer. Aceito sugestões :) vamos esperar pelo melhor 

Joao Vedovello

Joao Vedovello

respondeu 2 anos atrás

Olá Renata e Bruno, tudo bem?

Lógico que com tantas notícias, acabamos ficando apreensivos e assustados, mas pelo que tenho conversado com alguns amigos que moram por lá, a situação está entrando nos eixos e o país começa a retomar o seu ritmo normal.

Um familiar meu viajou para lá justamente naquele período de levante da "Primavera Árabe", a cidade em ebulição, acampamentos na frente da sede do Governo... e mesmo assim ele fez os passeios de forma tranquila, não deixou de fazer nada.

Cancelamento de passagens é algo complicado, que vai depender das regras da companhia de aviação escolhida e do tipo de passagem comprada.

Como a maioria das pessoas acaba utilizando a menor tarifa no momento da compra, ela também oferece coberturas diferentes e cláusulas de cancelamento específicas. Há que se verificar com detalhes para certificar-se que seu prejuízo será o menor possível.

Uma coisa a se fazer é contratar um bom seguro de viagem também, com cláusulas de indenização para cancelamento de viagem, atraso de voo ou extravio de bagagem. Imaginando uma situação caótica, estas coberturas ajudariam a amortizar os prejuízos que vocês viessem a ter.

Mas, pensando de forma realista, mas sem querer influenciar ninguém, eu iria! Não acredito que a situação chegue a um nível extremo de insegurança ou de atentados. Não deixaria de conhecer um lugar maravilhoso como a Turquia.

Que tudo corra muito bem na viagem de vocês e que possamos ler o relato assim que vocês retornarem.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Burak Ekici

Burak Ekici Capadocia

respondeu 2 anos atrás

Bom dia pessoal

İnfelizmente o ano 2016 foi um ano terrivel para Turquia , igual como alguns lados da Europa. Agora como o pais esta em estado de emergencia faz 9 meses para impedir os ataques e tomar decisoes fortes . Gracas a Deus A situaçao ja esta melhorando por aqui . Mesmo sendo dificil todo no turismo o governo turco esta  novos pocotes e muito mais. Entao , vocem visitantes ja podem vir  sem ter nemhum medo de viajar , ja que estamos recebendo turistas . 

Se for precisar aqui estao meus contatos , sou um guia turistico , moro na Capadocia ..

Um abraço 

+905549976427

[email protected]

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 3 anos atrás

Olha, é dificil a situação, mas pelo que ando lendo, não está tão caótico assim, agora estão com problemas politicos internos, mas nada de terrorismo, o que posso dizer é vá, procure saber onde se localiza o consulado brasileiro, pra caso de emergencia, e fique longe de aglomerações, que é o principal alvo para terroristas,,, mas não acho que voce deva perder, vou pra europa em setembro, um dos países é alemanha, que tb foi alvo de uns malucos, só vou ser mais cautelosa, mas não vou perder o passeio.... agora se vc estiver muito insegura, pode cancelar ou tentar trocar a passagem, mas não creio que vá reaver o dinheiro,,,,se conseguir só uma porcentagem....

Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 3 anos atrás

Renata, sinceramente sou da opinião de que mais vale a experiência de poder viver o que você deseja do que simplesmente deixar pra trás essa ideia e não concretizá-la.

Se vc realmente quer vá! Sabemos que essas questões são críticas e que a mídia foca muito nesse lado avassaldor, mas nem tudo é assim.

Eu, sinceramente, não deixaria passar a oportunidade de conhecer um país tão lindo como esse.

Abraços,

Tiago

Lu Torres

Lu Torres Rio de Janeiro

respondeu 3 anos atrás

Aguarde um pouco mais para decidir. Em relaçao ao terrorismo, infelizmente, não é so a Turquia um possível alvo. Precisa ver a situação política como vai desenvolver.

Até lá, dê uma passada, caso deseje no meu blog, pois fiz vários relatos de minha viagem à Turquia em agosto de 2015. 

http://oembarqueimediato.blogspot.com.br/

Boa decisão e boas viagens :) 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 3 anos atrás

Olá...

Concordo com Diana... diante dos últimos acontecimentos (tentativa de golpe) eu não iria. O país está muito instável atualmente e eu não arriscaria. Se fosse voar em Stemebro, ficaria de olho nos acontecimentos para então tomar a decisão final.

Tomara que tudo se normalize e vocês consigam viajar. 

Ana

Vilma Palomar

Vilma Palomar Londres

respondeu 2 anos atrás

Estive na Turquia em 2012 (bem no início das manifestações relacionadas aos refugiados sírios), sinceramente me senti muito mais segura do que me sinto em Campinas. Entenda que alguns países são mais claros quanto aos assuntos internos, quero dizer, no Brasil nós não temos legislação que caracterize e descreva atos terroristas (classificando como terrorismo), o que não significa que ameaças do PCC, tiroteios, toque de recolher não sejam. 

Tenho um amigo turco que alguns anos atras falou que a coisa estava feia, mas o feio deles é diferente do nosso. A guerra civil síria afeta muita coisa, e que algumas decisões do governo turco tem preocupado bastante a todos.

Sinceramente eu não desistiria da viagem, a epoca escolhida por vc é excelente, e a Turquia é fantástica, fora que eles dependem bastante do turismo então não acho que tomarão decisões absurdas. Eu só desistiria se proximo a agosto eu percebesse que eles estão prestes a entrar em guerra. Mas acho muito mais perigoso viajar por países como Inglaterra, França do que lá.

AH! E cancelamento vc pode fazer sim, veja no contrato da agencia (ou dos serviços q vc contratou) quais as regras, se não me engano a legislação brasileira mudou a pouco tempo e vc não pode ter uma porcentagem maior do que 30% de multa por cancelamento (tem q checar esse numero na Abav ou Procon)

Nanda Souza

Nanda Souza São Paulo, São Paulo, Brasil

respondeu 3 anos atrás

Cada cia aerea tem sua politica, precisa verificar aonde vc comprou quais as taxas de cancelamento ou alteração, pois vc pode atlves prorrogar sua passagem ou alterar para outro destino, ja que vai pagar de qq maneira a taxa tente verificar outro destino e mudar a rota. Atente que pode haver diferença tarifaria, mas é mehlhor do que perder tudo, quem sabe nao tem sorte e fica no mesmo valor. Converse com seu agente de viagens ou ligue na Cia aerea para verificar os custos. 

Boa sorte

Nanda

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 3 anos atrás

Boa pergunta hem Renata.... se tivesse q ir ja... eu não iria... mas vc vai em Setembro neh?! Deus ajude que ate la as coisas se acalmem ... vamos torcer neh!!! a respeito das passagens acho que não... depende de como vc comprou, minha mãe foi pra Cancum e por um imprevisto não  embarcou no seu voo, e teve que comprar outra passagem, derrepente ja que vc tem uma certa antecedencia talvez consiga, mas com certeza vai rolar uma taxa basica ... se informa aonde vc comprou as passagens!!! bjs e boa sorte! 

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Turquia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Honeytour

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.