Slany Castro

 Passeios e Pontos Turísticos   Cuzco, Machu Picchu

Dois dias são suficientes para aclimatação?

Estou indo para Cusco no dia 24 de setembro e terei apenas dois dias para aclimatação antes de iniciar a Trilha Salkantay. Este tempo é suficiente? Nunca estive em locais de elevada altitude, e não sei como meu corpo irá responder.
Aproveitando a pergunta, existe alguma preparação que eu possa fazer para não passar mal? Ouvi dizer que vitamina B12 ajuda muito. Alguém já tentou?

Obrigada

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Slany

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

8 Respostas

Relatos de Viagem  - Laís

MELHOR RESPOSTA

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 2 anos atrás

Oi Slany, isso realmente depende muito de pessoa pra pessoa.. mas creio que em 2 dias você já terá se adaptado.. Sugiro estar bem preparado fisicamente, isso ajuda bastante.

Adriano  Naka

Adriano  Naka Atibaia

respondeu 2 anos atrás

depende muito do seu organismo, alguns  estudos dizem que preparo físico não determina a capacidade de aclimatação, mas seguramente não vai atrapalhar. Se pergunta o que pode fazer para se preparar, sugiro estar bem fisicamente, cardio respiratório (correr andar acelerado) e muscularmente (musculação de MMII). Poderia viajar dentro do Brasil, Itatiaia é muito 10. Lembre-se de hidratar bem desde o primeiro instante.

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 2 anos atrás

Slany, cada organismo age de uma forma, eu e meu marido ficamos de boa em 2 dias ...  só no chá de coca  ... uma amiga q foi com a gente ficou ruim por 4 dias... ;) 

Cristina Ando

Cristina Ando Sao Paulo

respondeu 2 anos atrás

Eu me adaptei muito bem, principalmente com a ajuda das folhas de coca. Mas, cada caso é um caso....vi pessoas que demoraram mais para se adaptar e outras que quase não sentiram diferença. Tudo complica na subida, mas Cusco é mais alto que Machu Picchu...boa sorte!

Nilton Camargo

Nilton Camargo Caxias do Sul

respondeu 2 anos atrás

Bom dia Slany, aclimatar varia muito de pessoa para pessoa, eu nunca tive problemas com isso em altitudes abaixo de 4000 mts, acima já me compliquei. Em Cusco dependendo de onde se hospedar existem os cilindros de oxigênio que irão lhe auxiliar, eu particularmente prefiro usar somente em último caso, tome muita água que isso auxilia na oxigenação. Quando chegar no aeroporto na descida da rampa de desembarque existe folha de coca para usar, use sem moderação ou caso prefira compre as balas que o efeito praticamente o mesmo.

Laura Sette (7 Cantos do Mundo)

Laura Sette (7 Cantos do Mundo) Copenhague

respondeu 2 anos atrás

Olá, Slany!

Eu fiz a trilha Salkantay e fiquei 3 dias e pouco tranquila em Cusco, só passeando de leve, para me aclimatar. Fiquei bem, não passei mal em nenhum momento (mas acredito que eu não seja muito propensa a passar mal, e isso é bastante pessoal). Mas enfim, é o que normalmente recomendam mesmo: 2-3 dias. Acho que você está fazendo certinho! :)

Tenho um FAQ sobre Salktantay no meu blog, veja se te ajuda com alguma outra questão:

http://7cantosdomundo.com.br/salkantay-para-machu-picchu-perguntas-frequentes/

Sobre preparação prévia, eu desconheço. Acho que estar em boa forma, com o coração bom é o que melhor você pode fazer :)

Qualquer coisa, me pergunte!

Um beijo,

Laura

Lu Torres

Lu Torres Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

Olá, Slany como vai? 

Então, como todos já falaram a aclimatação depende de pessoa para pessoa, consulte um médico antes de viajar e veja se ele te recomenda alguma coisa específica (o seguro saúde não é obrigatório, mas eu sempre faço também).

Uma dica fundamental: 

DEITE nas primeiras 4 horas (no mínimo). Não é só descansar, é deitar mesmo. Se chegar à noite, melhor ainda...Segura a ansiedade e DEITE...tenho um amigo perurano e essa dica é sensacional. 

Beba muita água. Evite bebida alcólica. 

Eu nunca precisei tomar medicação e cheguei pela Bolivia (5500km), seguindo essa dica. O mate de coca ajuda bastante e está disponível nos hoteis, hostels e mercados. 

Isso aí, boa viagem :) 

Lu

André Renato Ramos

André Renato Ramos São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Oi Slany! Tudo bem?

Realmente esta é uma pergunta de difícil resposta. Quando estive no Peru fui subindo gradativamente por Lima , Arequipa e depois Cuzco e não tive nenhum sintoma. Já outras pessoas que foram direto para Cuzco passaram maus bocados com falta de ar, tontura e enjoos, mas isso não é regra e depende muito do bio tipo de cada um.

A minha dica é tome chá e mastigue folhas de coca. Isso mesmo!

A folha de coca possui uma propriedade que afina o sangue e faz com que ele corra mais rápido e fique mais oxigenado. Isso evita uma boa parte dos inconvenientes de altitude e é uma prática muito comum localmente.

Fique tranquila, pois o consumo não é ilegal e também não dá "barato" nenhum. Realmente só tem a função de barrar os efeitos da altitude.

Abraço e boa viagem!

André Renato Ramos adicionou foto de Cuzco,Machu Picchu Foto 1

Lugares mencionados

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

Responda a dúvida de Slany

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.