Brenda Valerio

Aventura, Mochilão   Cuzco, Peru

Como fazer o Valle Sagrado e parar em Águas Calientes?

Gente, a pergunta pode parecer boba ou eu não me atentei aos detalhes. É o seguinte... Quando falam sobre ir a Machu Picchu, indicam passar a noite em aguas calientes para chegar mais cedo em MP. Okay!
Mas pelo que percebi, tem que pegar um trem, no caso, de Cuzco (?).
Mas não entendi bem como farei o seguinte... Quero ir para águas calientes passar a noite sim e no dia seguinte ir para o MP. Porém no dia de ir para aguas calientes quero passar em alguns locais do Valle, como se fosse um tour. Então esse trem Peru hail (acho que é esse o nome) não serve para minha demanda?
Desculpem se entendi errado.
E se for isso mesmo, como faço para conseguir um tour com preço justo para parar em alguns locais do valle, e no fim das contas chegar em águas calientes, descansar para o dia seguinte ir para MP?

Espero que tenham entendido minha dúvida kkkkk
Melhooooooooooor ainda se puderem me situar com valores!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Brenda

Maria Do Carmo Schön

Maria Do Carmo Schön

Olá Brenda, estive em Cuzco em setembro/2013. Fomos de Cusco até Ollantaytambo de van, a cidadezinha é linda, diferente de tudo que já conheci, se tiver tempo faça uma visita ás ruinas de Ollanta, nós fomos á tarde e passamos a noite lá.

No final da tarde pegamos o trem para Águas Caliente, o trajeto é show. Passe a noite por lá e no primeiro horário pegue o ônibus para Machu Pichiu. Águas Calientes é uma cidadezinha encantadora, tem uma vida noturna bem agitada, vários restaurants eartesanatos de montão.

Para conhecer o Valle Sagrado, como estávamos em 5 pessoas, optamos em fretar um táxi. Saiu em torno de R$ 15,00 por cabeça. Ele nos levou para conhecer as Salinas, Pisaq, Moray e Urubamba.

Estando em Cuzco, de Van você pode ir até Sacsayhuaman, Q'enqo, Tambomachay, Pukapukara, na época a Van custava R$ 3,00. Descemos na primeira parada (sacsayhuaman) e fomos a pé até as outras, é muito pertinho.

Dayan Ferreira

Dayan Ferreira Niterói

Ah, e se for fazer o Vale Sagrado, tem q comprar um "Boleto Turístico" q é o ingresso para diversos lugares no Tour e dentro de Cusco também. Só não é a entrada de Machu Picchu q é separada.

Dayan Ferreira adicionou foto de Cuzco,Peru Foto 1

Dayan Ferreira

Dayan Ferreira Niterói

Brenda, vc tem que contratar em Cusco um tour chamado "Valle Sagrado" que vai em alguns lugares (4 se não me engano) e vai descer no tour na penúltimo lugar, que é Ollantaytambo (geralmente só chamado de Ollanta). E só vai perder o último lugar do tour que não lembro o nome. (esse tour costuma ser barato).

Em Ollanta vc tem duas opções. Ou dormir em Ollanta mesmo e pegar o primeiro trem que vai para Machu Picchu na manhã seguinte e depois o ônibus em águas calientes. (Esse trem chega primeiro que o que vem de Cusco, portanto ainda pega a cidade vazia);

Ou nesse mesmo dia já pegar o trem para Machu Picchu e dormir lá em águas calientes, pegando o ônibus no dia seguinte de manhã.

Essa confusão as vezes se dá pq sempre se fala "trem para Machu Picchu", mas na verdade ele para em Águas Calientes (alguns chamam de Machu Picchu Pueblo), que é uma espécie de vila bem abaixo da cidade, esse ônibus sai dali toda hora e é só pra subir até a cidade.

Vc pode ver os horários e comprar as passagens aqui: www.perurail.com

Nessa foto abaixo, Machu Picchu está lá no fundo, o que o ônibus q sai de Águas calientes faz é praticamente essa estrada cheia de curvas que aparece no meio da foto.

Dayan Ferreira adicionou foto de Cuzco,Peru Foto 1

Danielle Gomes

Danielle Gomes Jaboatão dos Guararapes

Brenda, tudo bom?

Vou te explicar como fiz quando fui pra lá.

Se você quiser ir pra MP, a melhor opção é passar no minimo uma noite em Águas Calientes. Dormir lá e madrugar para chegar no Vale. É emocionante ver os primeiros raios de sol iluminando a cidade inca.

Você pode ir de trem ou pela Hidroelétrica. Como é a primeira vez e se tiveres grana, vá de trem. É uma experiência fantástica.

Quando fui, deixei pra fechar tudo em Cuzco, uma vez que tava naquela incerteza do dolar e não tive problemas.

Recomendo você já fechar o transfer para MP, pois a subida não é moleza, sem contar que acho bem desgastante andar por todo Vale (temos que poupar pernas e energia). E se for fazer algumas das montanhas então, é batata! Caso não tenhas fechado, é facil comprar lá em Cuzco. Quando fui, custava U$24 e começa a subir os ônibus às 5h da madruga (isso só o transfer).

Se você pretende ficar no Vale até o ultimo minuto e for fazer a ultima montanha, indico passar mais uma noite na cidade. Fui com amigos e subimos a montanha MP. Optamos por voltar no mesmo dia e pegamos o ultimo horario do trem, pouco mais de 23h. Nossa, estávamos tão cansados que só queríamos uma cama hahahahaha se arrepedimento matasse, teríamos ficado mais uma noite e partido apenas pela manhã do dia seguinte.

No mais, para ir a MP é isso. Depois disso, Águas Calientes nunca mais. Volte pra Cuzco que será cidade que partirá todos os passeios.

Espero ter ajudado.

Abs,

Lalo Lacoma

Lalo Lacoma

Quanfo fui pro Peru em out/2013 fiz a seguinte conexão (se te ajudar):

Lima, Cusco e Machu Picchu (incluindo Aguas Calientes, ou Machu Picchu Pueblo, como eles dizem).

Fui de Cusco até Ollantaytambo de van e de lá em trem até Aguas Calientes, que é uma pequena cidade bem abaixo de Machu Picchu onde vc pode encontrar de tudo (artesanato, hostels, hotéis, pousadas, águas termais e boa comida). O preço para pernoitar lá não era caro na época, algo como US$ 15,00 (no máximo, sem café da manhã). Fui sem reservar nada e achei hostels de montão. Assim que cheguei na estação de trem fui direto comprar as entradas pra Machu Picchu e o ticket do ônibus de ida e volta de lá pq pra ir a pé é uma canseira. Se não me engano Machu Picchu abre às 6hs da manhã, eu cheguei 6:20hs e fiquei até o meio dia. Lembrando que não se pode levar nada de comer lá, só água, e escondida. Não tem banheiro dentro do lugar então ir preparada.

Em Aguas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo) vai encontrar muitos lugares pra dormir, como dito acima, e muitos bons restaurantes. Tudo barato. Mas não sei se de lá saem excursões pra conhecer o Valle Sagrado já que este lugar fica logo abaixo de Machu Picchu e distante de todos os outros lugares. O mais próximo, se não me engano é em Ollantaytambo mesmo, quem tem uma estrutura razoável pra turismo.