"Voluntariando" pelo mundo - Dicas práticas pra quem quer mais do que apenas uma viagem.


  América, Ásia, Europa, Oceania, África  4836 visualizações

Ro  Ludwig adicionou foto de América,Ásia,Europa,Oceania,África Foto 1

Durante meu mochilão conheci o voluntariado em hosteis como forma de troca de trabalho por hospedagem. Muitos veem esta prática como uma escravidão moderna, outros, como no meu caso, uma oportunidade de viajar mais gastando menos. Fiz voluntariado na Argentina e no Chile e adorei. Cada hostel tem suas regras, horário de trabalho e tarefas. No geral, se trabalha de 25 a 35 horas semanais, na recepção, limpeza, manutenção do hostel ou ainda desenvolvendo site e mantendo conteúdo de redes sociais. Em troca alguns hosteis oferecem hospedagem e café da manhã, outros hospedagem e todas as refeições. Além deste, também existem voluntariados na área de permacultura, bioconstrução,  e projetos sociais.   

Permacultura  é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza, é muito amplo e possui várias ramificações, mas em geral este tipo de voluntariado envolve produção agrícola e engenharia ecológica, dentro de padrões sociais e políticos que preservam e mantem as características do ecossistema natural da região. Traduzindo de forma simples, seria produzir alimentos orgânicos, com técnicas que não destroem eco sistemas, construir moradias com materiais naturais aplicando gestão integrada de recursos hídricos e elétricos naturais (bioconstrução).

Já o voluntariado em projetos sociais, engloba vários tipos de atividades em prol de uma grupo social. Você pode voluntariar ensinando, ajudando em construção, reforma e reorganização de espaços, captando recursos ou mantimentos. Na verdade esse tipo de voluntariado envolve praticamente todas as áreas. Pode ser gerenciado por instituições ou pode ser feito por conta própria, que costuma ser muito mais barato para o voluntário, pois a maioria das agências de voluntariado tem algum tipo de lucro financeiro. Se você tem vontade de ajudar de verdade indico fazer isso por conta própria, como por exemplo a Leticia do projeto do for love fez. Passou seis meses ensinando inglês em escolas e projetos da Tailandia Camboja e Vietnã.

Existem várias maneiras de conseguir voluntariado, e  as páginas abaixo podem ser muito uteis pra quem quer conseguir voluntariado gratuito.

Trabajo voluntario por hospedaje_Mochileros (mundial)

Trabajo Humanitario (mundial)                                                                      

Trabajo Voluntario Latinoamérica

Quero salir del pais

Para Onde?

Já outras páginas como workaway, Helpx e o wwoof  são páginas em que você paga para ter acesso as vagas de voluntariado gratuitos. Estas páginas gerenciam a demanda de hosteis, fazendas orgânicas, projetos sociais e instituições com as pessoas que buscam voluntariado.

Voluntariar é uma troca de aprendizado, ao mesmo tempo que você doa seu tempo e habilidades você aprende muito, e é isso que faz o voluntariado valer a pena.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Não por acaso, ontem estava pesquisando sobre permacultura! Muito legal seu texto.

Ro  Ludwig

Ro Ludwig comentou 7 anos atrás

obrigada Lou Mariano

Roberto Alencar

Roberto Alencar comentou 7 anos atrás

Boas dicas para quem vai viajar e quer esticar mais.

Ro  Ludwig

Ro Ludwig comentou 7 anos atrás

obrigado Roberto

Carolina Albuquerque

Carolina Albuquerque comentou 7 anos atrás

Voce teve alguma experiencia mais especifica com voluntariado social? Ou somente em hostel? Algo a indicar?

Ro  Ludwig

Ro Ludwig comentou 7 anos atrás

Carolina, somente em hostel mas a Letícia que e cito acima fez. O livro dela é fantástico, vale muito a pena ler.

Anna Karolyna

Anna Karolyna comentou 6 anos atrás

Ajudou muuuito!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Ásia, Europa, Oceania, África,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.