Quem nunca sonhou em fazer uma road trip?

Alugar um carro e sair com os amigos ou a namorada pelo mundão. E que tal realizar essa aventura no nosso próprio quintal? América do Sul, Estados Unidos ou Europa são destinos incríveis para uma viagem nesse estilo também, mas fazer a estreia no Nordeste do Brasil será uma experiência inesquecível.

Com cenários paradisíacos ao longo de toda a costa, esta rota também oferece ótimas opções de destinos de lua de mel (caso queira um roteiro personalizado, conheça nossos serviços de consultoria).

Curtiu? Prepare-se para viajar pelo Nordeste pelos próximos 15 dias!

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 1Divulgação/Shutterstock

(Quer viajar pelo Nordeste gastando pouco? Então confira nossas dicas aqui).

Por onde começar?
A primeira dúvida de quem vai viajar pelo Nordeste é por conde começar: lá de cima ou lá de baixo. Alguns fatores influenciam na resposta, como a distância do seu ponto de origem. Se você mora no Sudeste e no Sul, por exemplo pode optar por baixo para encarar a menor distância na ida, enfrentar menos horas de voo e ficar mais descansado. Outro fator importante a se considerar para viajar pelo Nordeste são os preços das passagens. Mesmo que você queira começar pelo norte, mas a ida para o sul primeiro estiver uma diferença de valor considerável, vale recalcular a rota.

O nosso roteiro
Instaviagem escolheu montar o roteiro para viajar pelo Nordeste de Fortaleza a Salvador, por serem dois aeroportos fáceis de chegar de qualquer lugar do Brasil (assim como para o retorno existem várias opções de voos). Além disso, alugar um carro nas duas capitais também é bastante cômodo – pegue em uma e devolva na outra. Nem precisamos falar que a paisagem durante os 15 dias a viajar pelo Nordeste será espetacular…

As cidades

Fortaleza – dias 1 e 2


Nosso ponto inicial é a capital cearense. Como vamos descer até Salvador, ficará de fora Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses (roteiro conhecido como Rota das Emoções). Quer uma dica? Planeje viajar pelo Nordeste em uma próxima ocasião fazendo esse caminho, pois será de tirar o fôlego.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 2

Alugue o carro no dia anterior da partida (recomendamos a Praia do Futuro para comer uma boa porção de frutos do mar e curtir o agito das inúmeras barracas) e pegue a estrada em direção a Aquiraz, terra do Beach Park. Siga pela CE-040 e BR-304 até Mossoró, nossa primeira parada, após mais de três horas de viagem.

Mossoró – dias 2 e 3


Viajar pelo Nordeste é uma boa oportunidade para alternar entre litoral e interior. E Mossoró, representante do interior, é rica em história: Museu de Paleontologia, Museu do Petróleo e Memorial da Resistência; e rica em cultura: Estação das Artes, Teatro Municipal, Teatro Alphalira e Teatro Padre Alfredo Simoneti.  A cidade ainda tem bons barzinhos para fechar a noite. No dia seguinte, hora de acordar cedo para seguir a Natal.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 3

Natal – dias 3, 4, e 5


De Mossoró, volte ao litoral. Areia Branca, Ponta do Mel, Porto do Mangue, Macau, Cajueiro, Maracajaú. Você vai passar por todos esses lugares, belíssimos. É um caminho bem mais demorado do que seguir pela BR-304, que chega em Natal em apenas três horas. Mas viajar pelo Nordeste é apreciar a paisagem mais bonita possível. Então, não tenha pressa em percorrer a estrada, que deve durar umas seis horas com as paradas pelo caminho.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 4

Em Natal, aproveite o por do sol na praia de Pirangi do Sul, que ainda possui o maior cajueiro do mundo. Ande de bugue nas dunas até Genipabu, que percorre até nove praias, dependendo do trajeto escolhido. A praia de Ponta Negra é a mais indicada para hospedagem e também para aproveitar o movimento da vida noturna.

Praia de Pipa – dias 5 e 6


Em Tibau do Sul, a 85 km de Natal, está uma das melhores praias do entorno de Natal, a famosa Praia de Pipa, com seus 10 km de orla com falésias, dunas, golfinhos e opções de bares e restaurantes, além do clima de vilarejo rústico. Lugares imperdíveis em Pipa: Praia dos Amores, Praia do Madero (amigos golfinhos frequentam ali), Chapadão (belo mirante) e o visual de tirar o fôlego da Praia das Cacimbinhas.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 5

Vale sair de Natal depois do almoço e ficar pelo menos 24 horas em Pipa, para depois continuar a viajar pelo Nordeste.

João Pessoa – dias 6, 7 e 8


Até Jampa são mais 130 km pela BR-101, que permite chegar em pouco mais de duas horas. Depois de uma rápida descansada, vá aproveitar a vida noturna da capital da Paraíba. A Praça Barão do Rio Branco, no centro histórico de João Pessoa concentra barzinhos e festas. Se fosse para dar uma boa dica, diria para deixar o dia 7 da viagem para um sábado, para curtir o Sabadinho Bom, tradicional encontro de chorinho e samba que acontece aos sábados, a partir das 11h30 na mesma praça.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 6

Em algum momento, reserve também espaço na agenda para a praia de Tambaba, a primeira de nudismo do Nordeste, com água cor esmeralda, cercada por falésias coloridas, corais e piscinas naturais. Viajar pelo Nordeste reserva várias surpresas.

Recife – dias 8 e 9


De novo pela BR-101, em pouco mais de duas horas você cairá em mais uma capital deliciosa do Nordeste, Recife. Aliás, Recife e Olinda, com sua cena cultural e histórica tão fortes, a sugestão é voltar em uma nova ocasião para ficar mais dias por ali e aproveitar coisas que uma road trip, com pouco tempo em cada cidade, não são capazes de abarcar.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 7

Maragogi – dias 9 e 10


Continue descendo o litoral em direção a Maceió. Irá passar pelas belas praias de Ipojuca, Sirinhaém, Tamandaré e Ponta do Mangue, até chegar a incrível e tão falada Maragogi. A fama é grande principalmente por causa das piscinas naturais de Galés, Barra Grande e Taocas, responsáveis pelo apelido de “Caribe brasileira”. As praias de Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu, Ponta de Mangue, Dourado, Peroba e São José da Coroa Grande também não ficam devendo nada.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 8

Maceió – dias 10 e 11


Viajar pelo Nordeste envolve escolhas. Maceió é maravilhosa, mas nesse roteiro ficaremos pouco tempo. Aproveite uma das quatro praias urbanas da cidade são: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. A paisagem por ali tem coqueiros com as folhas ao vento, areias fofas, águas calmas e barracas com boas opções de porções e bebidas.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 9

Aracaju – dias 11, 12 e 13


Siga na BR-101 (deu para perceber que para viajar pelo Nordeste ela é uma importante via), por pouco mais de duas horas. Em Aracaju as ilhas são imperdíveis, principalmente a Croa do Goré, no leito do Vaza-Barris. Em determinado momento do dia ela acaba, por causa da maré. No curto intervalo de tempo, funcionários de quiosques montam cadeiras e mesas e os turistas podem relaxar na sombra dos coqueiros. Você vai esquecer de todos os problemas do mundo.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 10

Outros passeios interessantes é o Museu da Gente Sergipana, que conta a história local de maneira impecável, o Palácio Olímpio Campos, que à noite fica incrivelmente iluminado, o Oceanário de Aracaju, que faz parte do projeto Tamar, e a ilha de Atalaia, um dos principais cartões-postais.

Salvador – dias 13, 14 e 15


Agora pela SE-100 e BA-99, seguimos rumo ao últio destino dessa road trip repleta de belos cenários. A verdade é que quando o fim de uma viagem se aproximar (ainda mais se viajar pelo Nordeste) já começa a bater saudades do início da jornada. Mas não é hora para lamentações, e sim para curtir o que resta!

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 11

Prove o acarajé da Cira, no bairro de Itapuã, em Salvador, um dos mais tradicionais da cidade. E para fechar as praias com chave de ouro, visite o Morro de São Paulo.

Para não ficar mais cansado ainda
Viajar é para relaxar e descansar. Mas uma road trip exige muito deslocamento, portanto, alguns cuidados são necessários para que no meio dela o viajante não esteja exausto — ou pior, retornar para o trabalho ainda mais cansado do que veio.

DUBBI adicionou foto de Fortaleza,Mossoró,Natal,Praia de Pipa (Tibau do Sul),João Pessoa,Recife,Maragogi,Maceió,Aracaju,Salvador Foto 12Divulgação/Shutterstock

1) Não fique muito tempo no carro em um só dia, mesmo que esteja dividindo a direção. Ficar parado dentro de um automóvel desgasta mais do que muita caminhada por aí.

2) Não seja fominha ao viajar pelo Nordeste. Você pode amar dirigir por estradas desconhecidas e com paisagens, mas não espere ficar cansado para trocar o comando do volante. De duas em duas horas é um tempo considerado bom para o revezamento.

3) Durma bem o máximo de noites possíveis. Terão dias que você vai querer acordar cedo para ver o nascer do sol em um lugar que foi muito recomendado pelos moradores locais? Sim, terão. Mas nos outros descanse bem e recupere as energias para viajar pelo Nordeste.

4) Monte bases pelo caminho enquanto viajar pelo Nordeste, ou seja, não pegue a estrada todo santo dia. Escolha uns dois ou três lugares para permanecer uns dois ou três dias em cada. Além de poder explorar melhor o destino, fará bem ao corpo ficar longe de longas estradas.

5) Planeje, mas não precisa seguir tudo à risca e sair correndo só para chegar em tal lugar a tal hora, conforme planejado. Viajar pelo Nordeste é descobrir novos lugares e estar sujeito a mudanças de roteiros e inclusão de novos passeios.

Caso tenha interesse em fazer um roteiro personalizado de lua de mel no Nordeste, entre em contato conosco!

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com