Vale a pena alugar um carro em Lima?


  Lima  6531 visualizações

Alugar carro em Lima, é loucura?
Estávamos mais uma vez diante do dilema: alugar ou não alugar um carro para nossa viagem?
Em todas as minhas pesquisas o resultado era sempre o mesmo: não alugue carro em Lima! Todos os sites, blogs e minha consciência alegavam que era perigoso, que não valia a pena e que o trânsito era uma loucura.
Nossos planos porém, precisavam de certa autonomia. Era uma viagem de quatro dias e queríamos ir até Huacachina e Paracas, o carro seria muito importante, e contrariando todas as recomendações dos colegas blogueiros alugamos um carro.
Confesso que intensifiquei minhas orações nos dias que antecederam nossa ida e que, ao fechar o aluguel pelo Decolar.com senti um frio anormal na barriga... Decisão tomada, eu tinha alguns pontos positivos para me agarrar e tentar me convencer que tudo daria certo: 1º moramos em São Paulo e dirigimos em São Paulo, 2º meu marido, o condutor, é um motorista experiente e sobreviveu ao trânsito da Cidade do México, 3º o Google Maps não nos deixaria na mão e por último mas não menos importante: sou uma mulher de fé!
Fechamos pela Alamo, um Toyota Yaris, um bom carro, diga-se de passagem. Vale lembrar que na maioria das locadoras a quilometragem não é livre, então fique atento!
Chegamos ao aeroporto em Lima num vôo lotado e nos dirigimos ao guichê da Alamo e acredite: éramos os únicos locando um carro naquela manhã de sábado, não só naquele guichê, mas em todos! Nem preciso dizer que nesta hora o pânico percorreu novamente em meu corpo. Fiz meu marido fechar todos os seguros possíveis e desembolsar um valor considerável naquela manhã.
Saí do estacionamento do aeroporto com um sentimento que ainda não consigo explicar... Era uma mistura de medo com espírito de aventura que agora me fazem sorrir de saudade.
O aeroporto fica em Callao, bem próximo de Lima e ali foi que percebemos que o trânsito peruano é único!
Mas afinal: como é o trânsito no Peru?
Buzinas, buzinas e mais um pouco de buzinas! Os peruanos buzinam o tempo todo! Os carros conversam entre si numa dança maluca e alucinada pelas ruas da cidade! Seta? Nem usam! Acostamento??? Desnecessário! O que percebi é que lá tem duas leis: as buzinas e a lei "do maior". O carro maior sempre tem preferência por lá. Eles simplesmente entram na sua frente sem pedir licença e vão costurando trânsito afora. Nos cruzamentos, os anjos da guarda fazem plantão constantemente... Sim! É uma loucura!
É complicado, o trânsito é intenso, mas nada que não dê para encarar. Se você optar por alugar um carro em Lima, meu conselho é colocar em prática as aulas de direção defensiva e ir com calma. Respeite os carros maiores, buzine quando sentir necessidade, fique atento à sua direita e esquerda e evite ficar mudando de faixas. Tudo dará certo!
Agora, se você for ficar só em Lima, use e abuse do UBER, você ficará mais sossegado, não que eles dirijam melhor, mas simplesmente porque você não terá dor de cabeça no caso de uma ralada ou um parachoque arrancado.
Já nas estradas, achei tudo beeem mais tranquilo. A estrada era muito boa, pista dupla na maior parte do trajeto, deu para relaxar e curtir a paisagem incrível do deserto peruano.
O trânsito em Ica, também é um pouco tumultuado, dezenas de tuctucs, táxis, tubulares, carros de passeio, motos e bicicletas em meio a buzinas e ultrapassagens questionáveis.
No final deu tudo certo, fizemos uma viagem incrível e tivemos a comodidade que só um carro pode oferecer. Seguimos o nosso roteiro, no nosso ritmo.
Se recomendo? Não sei... depende da sua segurança ao dirigir. Se eu faria isso novamente? Com certeza!

Telma Caramelo adicionou foto de Lima Foto 1

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Lima,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.