Um país parecido com o Brasil e português como idioma oficial! Conheça Moçambique


  Moçambique  19462 visualizações

Você tem interesse em conhecer um país banhado pelo oceano índico, tropical, com muitas atrações culturais e praias? Então você pode arrumar as malas e se preparar para ir à Moçambique.

Além de ter um clima parecido com o Brasil e dotado de praias muito visitadas, Moçambique é também um dos 10 países do mundo que o idioma oficial é português, o que se torna uma atração a mais para brasileiros. Além das praias, o país conta com safaris, savanas e uma enorme proximidade com o que estamos acostumados, pois o afeto pelo Brasil é grande em Moçambique por conta das novelas das globo que são exibidas no país, além do futebol e artistas como Roberto Carlos, Daniel, Roberta Mirando e Zeca Pagodinho, todos famosos no país.

Além da capital Maputo, as regiões litorâneas são os pontos fortes do turismo de Moçambique. As praias contam com águas limpas e apropriadas para o banho, principalmente as que se encontram distantes de centros urbanos, como as da província de Cabo Delgado, com destaque para as ilhas Quirimbas, e da de Inhambane. Destaque para a Praia do Tofo, uma das mais visitadas do país.

Henrique Rodrigues adicionou foto de Moçambique Foto 1

Mas antes de pensar nas belezas de Moçambique, o interessado deve solicitar o visto do país. Todas as nacionalidades precisam de visto para entrar no país, salvo os portadores dos seguintes passaportes: (a) passaportes brasileiros e portugueses diplomáticos, de serviço e oficiais (b) passaporte dos países com os quais Moçambique tem acordo de supressão de vistos.

Além disso, estão isentos de taxas consulares, porém, precisam de visto para entrar em Moçambique (a) portadores de passaportes diplomáticos, de serviços e oficiais de qualquer nacionalidade; (b) convidados oficiais por Entidades Governamentais Moçambicanas.

Henrique Rodrigues adicionou foto de Moçambique Foto 2

Na imagem acima está a relação de preços para solicitação do visto. Confira a que melhor se encaixa no seu perfil. Para o caso de necessidade de obtenção de documentos em 48 horas, as taxas terão um acréscimo de 100% sobre o valor da taxa de execução urgente. Por exemplo: visto simples em 48 horas custa R$ 1000,00.

Para os requerentes que usarão a via Sedex acrescentar no depósito, além dos valores supracitados, o valor de taxa de retorno dos documentos de R$ 50,00 por solicitação e um envelope devidamente preenchido, sob pena de terem seus documentos retidos para retirada na própria embaixada.

O horário de funcionamento do Consulado é das 8h às 12h30 (recebimento/entrega de documentos e atendimento telefônico.

Passos a seguir para obtenção do visto de entrada para Moçambique

  1. Documentos necessários:

    1.1 Passaporte original com validade mínima de seis meses;
    1.2 Cópia das páginas 1 e 2 do passaporte;
    1.3 Duas fotos tipo 3X4;
    1.4 Cópia da reserva do hotel ou carta convite de quem convida com a assinatura reconhecida em cartório;
    1.5 Formulário devidamente preenchido e assinado pelo requerente (clique aqui para preencher o formulário online - http://www.mozambique.org.br/sgic/ext/inicio/entrada.php);
    1.6 Cópia do certificado internacional de vacina contra febre amarela;
    1.7 Estrangeiros residentes no Brasil devem anexar cópia do RNE;
    1.8 Certidão de Antecedentes Criminais, Autenticado pelo MRE (Somente para Visto de Residência);
    1.9 Autorização concedida Pelo Ministério da Justiça - Departamento de Assuntos Religiosos. (Somente para Vistos Residência por motivo de Missão Religiosa);
    1.10 Contrato de trabalho e carta do Ministério de Trabalho de Moçambique (somente para Visto de trabalho);
    1.11 Atestado Médico (Somente para Visto de Residência);
    1.12 Comprovante de depósito original.

OBS: Para visto de residência o requerente deve apresentar os antecedentes criminais reconhecidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e uma Carta convite justificando os motivos para residir em Moçambique e o que vai efetivamente fazer. Esta carta deve ser reconhecida, também, pela entidade moçambicana a que a pessoa estará vinculada. 

A Carta Convite é de suma importância pois vai trazer informações relevantes dos motivos que levam a pessoa solicitar o visto onde o requerente se encontrará durante toda a sua estadia no país. Desta forma, é uma exigência para todos aqueles que pretendem viajar para Moçambique.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Se vai a Moçambique a trabalho, se faz necessário anexar o contrato que o vincula com a empresa onde vai trabalhar devidamente assinado pelo contratante e pelo contratado com visto do Ministério de Trabalho de Moçambique ou uma carta do Ministério do Trabalho de Moçambique que confirma o cabimento legal do recrutamento pela empresa do trabalhador em causa.

O não preenchimento correto do formulário está sujeito a recusa do visto. Sob nenhuma hipótese haverá devolução de depósitos realizados na conta da Embaixada.

Além disso, para pedidos de Vistos de Múltiplas Entradas (3 ou 6 meses) à trabalho de empresas, é exigida a apresentação de carta de trabalho do Ministério de Trabalho de Moçambique, exceto os executivos das respectivas empresas.

NÚMEROS DE CONTAS PARA ONDE DEPOSITAR AS TAXAS CONSULARES

Valor em Reais 

Banco: Itaú Personalité
Beneficiário: Consulado de Moçambique
Agência: 7011
Nº da conta: 92581-0
Código do Banco: 341
Agência: Brasília-DF
CNPJ – 04.321.619.0001-59

DADOS PARA DEPÓSITOS  EM MOEDAS ESTRANGEIRAS - Apenas Dólar Americano

CNPJ . 04321619/0001-59
Deutsche Bank Trust Company Américas - New Youk
Swift Code: Bktrus33
Aba: 021001033
Banco Beneficiário: Banco Itaú S/A Brasil - Sp
Conta Corrente: 04004949
BANCO ITAÚ S.A, SWIFT CODE: ITAUBRSP

ENDEREÇO DA EMBAIXADA DE MOÇAMBIQUE EM BRASILIA-BRASIL

SHIS, QL 06 Conjunto 04 Casa 02, CEP: 71620-045, Lago Sul, Brasília-DF

Tels.: 0055(61)3364 3690 (Sector Consular)
Fax.:  0055(61)3248 3917

Para mais informações, entrem em contato com o Consulado de Moçambique pelo e-mail: [email protected]

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Abdou Mgio

Abdou Mgio comentou 4 anos atrás

argilen

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Moçambique,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.