Turismo no Vietnã, você pode se surpreender


  Vietnã  4488 visualizações

“Gooooooood morning, Vietnã!”
(Bom dia, Vietnã)

Stefano  Giorgi adicionou foto de Vietnã Foto 1

A frase falada pelo DJ Adrian Cronaeur, personagem de Robin Willians, marcou época no clássico “Bom dia, Vietnã”, de 1987. Como a maioria dos filmes sobre o país, “Bom dia, Vietnã” também falava sobre a guerra contra os EUA. Clássicos como “Apocalipse Now”, “Rambo II” e “Forrest Gump” mostraram os horrores de um país asiático que conseguiu derrotar a potência militar americana em 1975. E, assim sendo, a imagem do Vietnã ficou ligada à guerra por um longo período. Entretanto, a realidade atual está bem distante disso.

O Vietnã é um destino que caiu no gosto dos viajantes. A guerra ficou para trás e quem vai para lá encontra belas paisagens, praias maravilhosas, preços extremamente baratos, um povo hospitaleiro, uma gastronomia exótica e uma história rica. Juntamente com Tailândia e Camboja, o Vietnã é um dos destinos mais procurados por mochileiros indo para o Sudeste Asiático. E, se você quiser conhece-lo, aqui vão algumas dicas.

Hanói ao norte e Ho Chi Minh (antiga Saigon) ao sul são as duas maiores cidades do Vietnã. Ambas contrastam caos com acolhimento de forma surreal. O trânsito ali é confuso e o número de pessoas ocupando suas calçadas e avenidas é sufocante, mas é justamente isso que torna as duas cidades tão cativantes. O misto de sons, cores e sabores, o vai e vem de carros e os mercados populares encantam viajantes. E em ambas as cidades não faltam opções de museus, lojas, espaços culturais e restaurantes, que conquistam os visitantes pelo estômago, literalmente.

Stefano  Giorgi adicionou foto de Vietnã Foto 2

Para quem quer fugir do caos das grandes cidades, os principais destinos do litoral vietnamita são: Nha Trang, Phu Quoc, Hoi An, Mui Ne e Vung Tau. Apesar do turismo em expansão, o Vietnã ainda preserva praias paradisíacas, que unem os cenários maravilhosos ao clima interiorano para criar roteiros perfeitos. Ao longo de suas ilhas, é possível encontrar praias praticamente desertas e selvagens, onde vivem poucos sortudos e onde não há acesso a luz elétrica ou internet.

Stefano  Giorgi adicionou foto de Vietnã Foto 3

Ainda no litoral está Halong Bay, o destino turístico mais procurado do Vietnã que é considerado uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Halong Bay, que significa “baía onde o dragão desceu”, é um arquipélago com cerca de 3000 pequenas ilhas. Segundo uma lenda local, para proteger o Vietnã da invasão estrangeira os deuses enviaram uma família de dragões que jogaram pedras de jade no mar. Essas pedras se transformaram em ilhas, formando uma barreira contra os invasores. A história é interessante, mas as pedras calcárias, na realidade, se formaram no fundo do oceano e com a ação do mar e dos ventos adquiriram esse formato cônico. Uma ação de milhões de anos e que resultou em um cenário único no mundo!

Stefano  Giorgi adicionou foto de Vietnã Foto 4

Independente de praia ou metrópole, provar a gastronomia vietnamita é uma experiência encantadora. As receitas mais tradicionais do país são à base de molho de peixe, arroz, pasta de camarão, limão, pimenta, canela vietnamita, ervas e legumes frescos. Dentre os pratos que devem fazer parte do seu cardápio ao visitar o país, estão o Canh Chua (sopa de ervas e legumes) e Goi Cuon (rolinhas de arroz e legumes). Degustá-los sua fusão de temperos e iguarias é praticamente uma atração turística por si só.

Stefano  Giorgi adicionou foto de Vietnã Foto 5

Além da gastronomia, outro aspecto enriquecedor da cultura vietnamita que pode ser vivenciado de norte a sul do país é sua espiritualidade. O que difere o Vietnã da religiosidade de outros países asiáticos é a peculiaridade dos diferentes formatos de seus tradicionais pagodes. Cada um é construído como uma espécie de torre, com múltiplas beiradas dispostas em níveis diferentes, na medida em que detalhes específicos de cada região são incorporados ao modelo original. Um dos mais famosos pagodes é o Thien Mu Pagoda, situado às margens do rio Perfume, na cidade de Hué, mas outros valem ser destacados como o Tran Quoc, que fica em Hanói e, por isso mesmo, é um dos mais visitados.

Stefano  Giorgi adicionou foto de Vietnã Foto 6

Se você imaginava que o Vietnã fosse apenas um país assolado pela guerra do século passado, esperamos que esse post faça você mudar de opinião. E, se viajar para lá, temos certeza que vai se maravilhar com um destino que ainda está florescendo para turistas e viajantes. E ai, partiu?!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Vietnã,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.