Top 5 | Minhas praias favoritas em Ilha Grande


  Ilha Grande  7470 visualizações

Mesmo tendo passado uma semana inteira em Ilha Grande, fui embora com aquela sensação de que faltou muita coisa pra conhecer. Afinal, não é pra menos, seus 193 km² estão repletos de belas praias, ilhas paradisíacas e cenários cair o queixo. Hoje, percebo o quanto fui inocente ao achar que nesse tempo daria pra visitar todos os lugares que tinha vontade.

É claro, deu pra fazer muita coisa, mas ainda sobraram atrações para preencher outras duas ou até três viagens. Portanto, já te adianto, se você tem pouco tempo pra Ilha Grande terá que tomar decisões difíceis sobre quais praias conhecer nessa primeira trip. O lado bom é que, possivelmente, você se encantará por esse destino e terá “desculpas” para voltar outras vezes.

Por isso, para tentar te ajudar nessa tarefa, nesse texto vou te contar quais foram algumas das praias que eu mais gostei nesse destino fascinante. Lembrando que as praias estão listadas aleatóriamente, e não por ordem de preferência. Afinal, se escolher apenas cinco já foi difícil, nem quero imaginar se seria possível ranqueá-las.

1- Meros

Começando essa lista por uma das maiores surpresas que tive em Ilha Grande, a Praia dos Meros. Apesar de nunca ter escutado falar nessa praia antes da viagem, ela rapidamente se tornou uma das minhas favoritas graças a sua combinação de areia branquíssima, mar verde e coqueiros grandiosos. Além disso, o canto direito da praia (pra quem está de frente para o mar), possui águas calmas onde é possível praticar snorkeling.

O único porém é que a única forma de se chegar até lá é de barco. Eu, por exemplo, só conheci essa praia porque ela estava no roteiro do passeio de barco que fiz, o Volta a Ilha.

Murilo Pagani adicionou foto de Ilha Grande Foto 1

2- Palmas

A Enseada de Palmas é bastante procurada pelos viajantes que querem acampar próximo de uma bela praia, e que seja tranquila - sem muitos turistas. Também é uma boa opção para quem quer passar o dia todo no mesmo local. Saindo da Vila de Abraão a trilha até a Praia de Palmas leva cerca de uma hora e meia. Lá é possível almoçar em algumas das suas poucas opões de quiosques que há.

 Murilo Pagani adicionou foto de Ilha Grande Foto 2

3- Parnaióca

Mais uma praia que conheci durante o passeio de barco Volta a Ilha, a Praia da Parnaióca é uma das mais isoladas de Ilha Grande. E, talvez, seja esse isolamento que a transforma em um lugar mágico.

Além da praia de mar agitado, você pode aproveitar as águas do Rio Parnaióca ou até mesmo da Cachoeira da Parnaióca, ambos a poucos minutos de caminhada.

O jeito mais tradicional para chegar até lá é com algum passeio saindo da Vila de Abrãao. Também há barcos que saem da Praia do Aventureiro, Provetá e Araçatiba, porém, nesses casos verifique com antecedência os dias e horários de saídas já que não costumam ser muito frequentes.

Murilo Pagani adicionou foto de Ilha Grande Foto 3

>>> Leia também: 5 passeios de barco em Ilha Grande

4- Lopes Mendes

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, Lopes Mendes de fato faz por merecer a fama que tem. Em seus quase três quilômetros de extensão você encontrará uma areia bem clarinha e um mar azul.

Se for passar o dia inteiro por lá, lembre-se de levar algum lanchinho para enganar a fome. A praia não possui quiosques. Há apenas alguns vendedores ambulantes que oferecem água, cerveja, refrigerante e snacks.

Para chegar à Lopes Mendes há diferentes opções: trilha, táxi boat e passeio de barco que inclua essa praia no roteiro. Acabei optando em ir pela trilha e voltar com alguma embarcação. A caminhada desde a Vila de Abraão durou cerca de duas horas e meia. Os táxis boats também saem da Abrãao  e custam em torno de R$ 30,00 (ida e volta), mas o preço varia de acordo com o tipo de barco.

Murilo Pagani adicionou foto de Ilha Grande Foto 4

5- Aventureiro

Essa é mais uma praia bem famosinha em Ilha Grande e que, assim como Lopes Mendes, faz jus a fama que tem.  É nessa praia que está um dos lugares mais fotografados da Ilha: o coqueiro deitado. O mar de águas cristalinas não faz feio e ajuda a completar o cenário deslumbrante.

Murilo Pagani adicionou foto de Ilha Grande Foto 5

>>> Leia também: Ilha Grande | Dicas práticas para sua viagem

+ Praias em Ilha Grande

Ilha Grande possui mais de 100 praias e ilhas catalogadas, ou seja, nesse post você não descobriu nem 10% do que esse destino tem pra oferecer. Essas foram apenas algumas das praias que eu mais gostei. Porém, há muitas outras que, assim como essas, valem muito a pena visitar.

A praia de Dois Rios, por exemplo, é mais uma que costuma agradar a maioria dos viajantes que vão até o seu encontro.  Saindo de Abraão a trilha até essa praia leva em torno de três horas.

A Praia da Feiticeira é uma alternativa bastante popular para quem não quer se distanciar muito da Vila de Abraão. Aproveite para conhecer tanto a praia como a cachoeira da Feiticeira.

A Lagoa Azul e a Lagoa Verde são verdadeiras piscinas naturais e ideais para quem quer praticar snorkeling. O passeio de barco Meia- Volta passa por esses dois lugares.

As pequenas praias do Caxadaço e Santo Antônio também figuram na lista das mais belas de Ilha Grande. No entanto, vale ressaltar que  na alta temporada a praia do Caxadaço costuma ficar bem cheia, o que consequentemente a faz perder boa parte do seu charme.

>>> E você, já conhece Ilha Grande e tem outras dicas???  Conta pra gente aí nos comentários, tenho certeza de que ajudará outros viajantes!!!

Texto e fotos: © Murilo Pagani, que escreve também no blog Volto Logo

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Murilo, parabéns pelo texto! Gostei bastante das dicas! Estou pensando em conhecer Ilha Grande e as dicas foram ótimas. A praia do Aventureiro parece ser sensacional!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ilha Grande,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.