Tesouros do sul: a preciosa Ametista do Sul


  Ametista do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil  8671 visualizações

Ah… aquelas cidadezinhas desconhecidas e seus tesouros…

O sul do Brasil esconde tesouros! Literalmente, no caso de Ametista do Sul, pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, quase na divisa com SC. A cidadezinha tem este nome devido à pedra preciosa que está no seu solo e que também é o que encanta quem vai conhecer.

As pedras ametistas e outras pedras preciosas são grandes atrativos da cidade. Mas é um engano achar que se resume a isto. O turismo está relacionado sim à mineração, mas também oferecendo outras opções interessantes de passeios.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Ametista do Sul,Rio Grande do Sul,Brasil Foto 1

Ao chegar na cidade, que é pequenina, é bem fácil localizar a pracinha central. Aí é válida uma paradinha estratégica para conhecer a pirâmide e a igreja na praça e seus entornos. A igreja católica tem todo o seu interior revestido com a pedra preciosa. Dentro da igreja também há vários geodos da pedra preciosa nos altares e pias batismais. A igreja está fechada em alguns momentos, mas diante dela há indicação para entrar em contato com a pessoa responsável. É cobrada uma pequena taxa para fotografar. Nos horários de culto/missa, o acesso é livre. A pirâmide fica no centro da praça, de acesso livre. Trata-se de uma pirâmide azul, com a cúpula em vidro e as paredes revestidas internamente em pedra ametista.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Ametista do Sul,Rio Grande do Sul,Brasil Foto 2

Igreja e praça com pirâmide (fotos: arquivo pessoal)

É possível na cidade visitar uma mina ainda ativa. Este passeio é feito por agendamento, e o visitante anda nos túneis, observa o trabalho do garimpeiro e interage no garimpo, até pode dar comando para detonações. É uma imersão  e tanto!

O Ametista Parque Museu também oferece um passeio interessante. Este local conta com uma mina desativada, que pode ser visitada através de um jipe, em que o motorista/guia vai explicando a respeito da extração das pedras, e da história do lugar. Também conta com uma galeria/museu de minerais e pedras preciosas, em que estão expostos inúmeros geodos de ametista e outros minerais de grande beleza, que atrai até quem não é aficcionado por geologia. Tem também uma caminhada por uma pequena parte de uma mina desativada, com venda de vinhos de uma cooperativa local. Ao final do passeio tem um espaço com lojinhas variadas vendendo produtos feitos com as pedras (jóias, objetos de decoração e utilidades).

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Ametista do Sul,Rio Grande do Sul,Brasil Foto 3

Minas (fotos: arquivo pessoal)

Uma visita à vinícola Ametista também é uma ótima opção. As vinhas são uma bela paisagem, de encher os olhos! Os funcionários da vinícola levam a um passeio por uma mina desativada que foi transformada em adega, pois oferece a temperatura ideal e constante para a maturação dos vinhos. Em seguida, oferecem uma degustação de vinhos. Confesso que não resisti e comprei várias garrafas, e o vinho surpreendeu pela qualidade.

Karen Angélica Seitenfus adicionou foto de Ametista do Sul,Rio Grande do Sul,Brasil Foto 4

Vinícola (fotos: arquivo pessoal)

Como a mineração é o que move a cidade, as lojas temáticas tem forte presença. E é impossível sair de lá sem levar uma joia ou um souvenir… Nem adianta tentar!!! E olhe que fazer compras não é uma atividade que me atrai!

Não fiquei hospedada na cidade, mas ela oferece boa estrutura hoteleira. Pode ir sem medo! O mais recomendável é visitar a cidade de carro, não há muitas opções de transporte. Quem tiver mais tempo pode apreciar as atrações com mais calma, mas se estiver com pressa e souber otimizar o tempo, um dia é suficiente para conhecer tudo.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ametista do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.