Reichstag de Berlim: o domo de vidro do Parlamento Alemão


  Berlim, Europa, Alemanha  7757 visualizações

Um pouco sobre o Reichstag Building


O Reichstag é o prédio de Berlim onde se encontra o Parlamento Alemão (Bundestag). Ele já sofreu incêndios e, durante a Segunda Guerra Mundial, também foi atingido por ataques aéreos. Com o bombardeio, o prédio deixou de ser usado e somente em 1956 foi decidido que ele deveria ser restaurado.

A cúpula do prédio original havia sido destruída e, de 1961 a 1964, o arquiteto Paul Baumgarten trabalhou na sua restauração, porém o projeto não contava com a cúpula.

No decorrer da Guerra Fria, o Reichstag ficou em Berlim Ocidental, a apenas alguns metros de Berlim Oriental. Com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, foi decidido que o governo e o parlamento voltariam a ser sediados em Berlim, o que resultou em uma nova restauração.

A reforma ocorreu entre os anos de 1995 e 1999. O novo projeto incluiu a construção da cúpula de vidro de 23,5 metros de altura, que hoje pode ser visitada. Dentro dela, um caminho em espiral leva os visitantes até o topo, de onde se tem uma vista linda de Berlim!

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Europa,Alemanha Foto 1

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Europa,Alemanha Foto 2

Como é o passeio?


A visita ao domo de vidro do Reichstag é um dos passeios mais legais para se fazer em Berlim. Na chegada, você retira um audioguia que está disponível em várias línguas, dentre elas o português. Depois é só se dirigir ao terraço para ter uma primeira impressão do domo por fora e também uma vista linda de Berlim.

Quando você entrar no domo, é só se dirigir à rampa que dá acesso ao topo. Ela foi projetada de uma forma que as pessoas que estão subindo não cruzam com as que estão descendo. Após apertar o play, é só caminhar pela rampa que você vai ouvir uma explicação sobre diversos prédios de Berlim que estarão à sua vista. O áudio todo dura aproximadamente 20 minutos.

Esse foi o primeiro passeio que fizemos em Berlim. Isso foi ótimo para sabermos onde ficavam as principais atrações e já ouvirmos um pouco sobre a história da cidade. Lá de cima, por exemplo, você vai ter uma visão de onde ficava Berlim Oriental e do rio Spree, que corta a cidade no meio.

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Europa,Alemanha Foto 3

Como fazer o agendamento da visita?


A visita ao Reichstag é totalmente gratuita, porém você precisa fazer um agendamento online antes de ir. O processo todo é meio chato e burocrático, com várias etapas. Você precisará preencher dados, informar possíveis datas e aguardar uma confirmação por e-mail. Além disso, você só poderá fazer a solicitação de visita para o corrente mês e o seguinte.

Quem não fizer o agendamento online, também pode arriscar conseguir um horário diretamente no Centro de Visitantes do Reichstag. Nesse caso, você somente pode agendar a visita para até dois dias depois e com, no mínimo, duas horas de antecedência. O Centro de Visitantes funciona das 8 às 18 horas de novembro a março, e das 8 às 20 horas de abril a outubro.

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Europa,Alemanha Foto 4

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marcos Arata

Marcos Arata comentou 6 anos atrás

Muito legal mesmo, muito bonita a estrutura de vidros/espelhos! Visitei o Reichstag e a combinação do audioguia na rampa ficou show demais! Ótima dica! :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Berlim, Europa, Alemanha,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.