O melhor do Atacama


  Chile, San Pedro de Atacama  1676 visualizações

 Deserto do Atacama é famoso mundialmente por suas paisagens incríveis. Devido ao meu trabalho como fotógrafa de viagens, pude estar lá três vezes no ano passado. Cada vez que volto, descubro mais algum lugar de tirar o fôlego. Por lá você pode passar uma semana ou mais visitando lugares diferentes a cada dia, vivendo variadas experiências. É o meu lugar preferido na América do Sul, por ter tanta variedade de paisagens e opções de experiências diferentes. Lá você pode subir um vulcão e ver sua cratera fumegando, ver gêiseres em atividade, ter uma aula sobre o universo em um tour astronômico, pedalar entre cânions e muito mais. São tantos lugares lindos, mas como todo lugar turístico tem seus segredos, bora conhecer alguns deles?

O Piedras Rojas é um lugar único, com pedras em tom avermelhado e formato incomum, uma laguna com fundo de areia e agua cristalina, para completar o cenário, ao fundo, um imponente vulcão, tudo isso no meio de uma região desértica.

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 1

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 2

 Tão lindo quanto o destino é o caminho para chegar nele, conforme os quilômetros vão passando, a paisagem vai mudando e revelando belezas únicas.

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 3

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 4

 Neste mesmo passeio, que dura um dia inteiro devido as grandes distâncias, você pode conhecer também as Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miniques formadas a mais de 1 milhão de anos pela erupção do vulcão Miniques. Um lugar fascinante a  4.200 metros de altitude que está dentro da Reserva Nacional de Los Flamencos.

 Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 5

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 6

Por volta das 5 da manhã, partem os passeios até os Gêisers Del Tatio, onde é possível vê-los em atividade. Além deste espetáculo natural, você vê o sol nascer com um café da manhã quentinho neste lugar gelado. As temperaturas no horário de chegada, na temporada de verão variam em média entre -5° e -10°. Prepare-se para o frio! Por lá, os corajosos também podem banhar-se em aguas termais.

 Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 7

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 8

O passeio dos gêiseres dura até meio dia, e você pode reservar a tarde para conhecer outro paraíso, completamente diferente de todos os outros, o Valle de La Muerte e o Valle de la Luna. As agências fazem este passeio de carro, mas ele também pode ser percorrido em bicicleta (saindo pela manhã). Só aconselho fazer em bicicleta se você tiver uma resistência física boa, pois além do calor do deserto, a altitude de mais de 2.400 em um sobe e desce por estradas de areia, você ainda terá rajadas de vento fortes. Uma aventura incrível, mas aconselhada só para os preparados. Quem vai com os carros, também faz pequenos trekkings, como a subida até este ponto que  dá uma visão panorâmica de parte do Valle.

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 9

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 10

Outro ponto esperado do passeio é o pôr do sol do Valle de La Luna, onde está localizada a famosa Piedra Del Coyote.

Se o seu sonho é ver um vulcão ativo de perto, no Atacama você pode subir o Vulcão Láscar. Grande parte do percurso é feito em carro e apenas os 600 metros finais são caminhando. E não pense que isto é pouco! Devido a altitude de 5.600 metros no topo (em relação ao nível do mar), a caminhada é lenta, com várias paradas para aclimatação e os guias levam tubos de oxigênio, caso alguém necessite. Do topo é possível ver a cratera fumegante, além de uma vista fascinante de toda a região.

 Agora um passeio, que poucos conhecem, pode ser feito de bicicleta (alugada por 15 reais), sem agência e que exige esforço físico médio, é o passeio de bicicleta pela Quebrada Del Diablo. Nele você pedala por dentro de um Canyon que te leva até um mirante. Este passeio vale uma postagem exclusiva em que irei detalhar as rotas e meios de acesso. Existe a opção tomar uma segunda rota até o túnel no topo de um morro. Esta subida é pesada, fiz praticamente toda ela empurrando a bicicleta, mas a vista vale o esforço e a descida é uma delícia! Vale também atravessar o túnel para ver o que tem do outro lado. Se quiser fazer isto, leve lanterna, pois o túnel é escuro e há buracos dentro dele.

Ro  Ludwig adicionou foto de Chile,San Pedro de Atacama Foto 11

 O Atacama tem muitos lugares fantásticos, estes são apenas alguns deles. Se você ainda não conhece, vá. Ele vale cada centavo investido!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Karina Souza

Karina Souza comentou 6 anos atrás

Amei o post! Eu quero conhecer Santiago para ir na neve e depois para o Atacama para conhecer o deserto na mesma viagem. Vc acha que compensa? São mt distantes?

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 6 anos atrás

Amei seu post. Fotos incríveis, parabéns!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Chile, San Pedro de Atacama,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.