No coração da Toscana, a ociosidade e a reflexão andam lado a lado


 Toscana, Itália      2249 visualizações

Uma casinha de pedras, sem muro nem portão, flores na janela e uma vista sensacional. Colinas, ciprestes, videiras, macieiras, figueiras; o canto dos pássaros e o cheiro gostoso de mato. A vida passando tranquila; pessoas que se conhecem pelo nome e se ajudam, pelo simples prazer de dividir experiências e emoções.

Tratava-se de Montefioralle. Uma cidade murada, de 100 habitantes, no alto de uma colina, pertinho de Greve e no coração do Chianti, região famosa por seu maravilhoso vinho.

Dani Lopes adicionou foto de  Foto 1

Foi nesse cenário em Florença que vivi um sonho por um final de semana, no ano passado. Estava lá para estudar Italiano e foi por meio do meu querido professor que descobri esse vilarejo, que me causou uma estranha e inesperada emoção. Daquelas inexplicáveis que alguns lugares causam na gente!

Foi um breve passeio de uma tarde. De quebra, eu ainda tive uma aula maravilhosa de culinária com a Stefania, um doce de pessoa e proprietária do apartamento que eu tinha alugado.

Dani Lopes adicionou foto de  Foto 2

Isso deixou a certeza de que, um dia, eu voltaria ali. Só não poderia imaginar que seria tão rápido! Esse ano tive o imenso prazer de voltar à Montefioralle.

E assim, um domingo, ouvi a campainha tocar; e, ao abrir a porta, lá estava minha anfitriã me convidando a uma caminhada. Caminhando entre as videiras, colhendo um figo ali e uma amora acolá, conversando sobre a vida e contemplando toda aquela beleza, deparei-me com uma casa simples no meio do nada. Mas, que, de simples, não tinha nada!

Era a ´Artist`s house`, em que os proprietários convidam artistas do mundo inteiro para ali estar e criar. E, mais uma surpresa! Havia uma exposição lindíssima de quadros confeccionados com minúsculos mosaicos, de uma beleza e delicadeza indescritíveis. E a artista, uma inglesa simpática e sorridente, estava ali nos recebendo e jogando conversa fora. Foi fantástico demais!

Um fim de semana que me proporcionou tudo que eu acho que uma viagem deve nos proporcionar. Você se abrir para o desconhecido, se encantar com o inesperado, enxergar coisas que passariam despercebidas na correria cotidiana, aguçar a sensibilidade e estar disponível para tudo de bom que a vida tem a oferecer. Proporcionou-me entrar em contato comigo, com Deus, com toda a beleza, perfeição e harmonia de um lugar simples, uma área rural, mas repleto de calor humano.

Dani Lopes adicionou foto de  Foto 3

Para finalizar em grande estilo antes de voltar a Florença, era preciso oferecer um brinde à vida! Para isso, escolhi uma vinícola, a Azienda Agricola Altiero, cujo vinho havia descoberto no ano anterior! Uma pequena propriedade, de produção familiar, na qual se pode ver o cuidado e o amor empregados em cada etapa do processo de produção. Tive uma recepção calorosa pela Samuela, que me abriu as portas da sua casa e me apresentou à sua linda família. Uma degustação incrível com uma vista... Não poderia ter terminado melhor!

E por fim, o `dolce far niente`, expressão italiana que significa “agradável ociosidade”, se transformou em um convite à reflexão, à contemplação, à alegria de viver e, sem dúvida, um convite a sempre voltar.

Sou uma eterna apaixonada pela Itália e a Toscana tem um lugar especial no meu coração. Nossa relação é longa e, felizmente, tem se estreitado com o tempo. E eu, com absoluta certeza, voltarei. Só espero que seja logo.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

Sensacional! Foi de fato um fim de semana de sonhos na Toscana. :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.