Neve no Brasil


  Urubici, Santa Catarina  8235 visualizações

Faz pouquíssimo tempo que descobri que neva no Brasil. E quando digo que neva, não me refiro aquela merda que a Globo mostra todo ano em agosto. Quero dizer que neva de verdade, como na foto abaixo:

Stefano  Giorgi adicionou foto de Urubici,Santa Catarina Foto 1

Você sabe de que lugar estou falando? Uma cidadezinha em Santa Catarina chamada Urubici! Um paraíso para quem gosta de destinos ainda não descoberto pelos turistas de massa ou pela televisão. Posso ouvir um "aleluia"?

Minha primeira experiência em Urubici aconteceu não faz muito tempo e pretendo voltar para lá em breve. Infelizmente não consegui ver a tal da neve dessa vez. A foto quem me passou foi minha madrasta que mora lá. A neve cai em agosto e minha viagem foi em fevereiro. Mas mesmo sem neve Urubici me impressionou!

Stefano  Giorgi adicionou foto de Urubici,Santa Catarina Foto 2

A cidade fica no Vale do Rio Urubici, na Serra Catarinense, a 60 km de São Joaquim, 158 km de Florianópolis e 454 km de Porto Alegre. É um municipio pequeno, com pouco mais de 10 mil habitantes. A área urbana está localizada num vale cercado de montanhas. A natureza do município é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica (palmas).

Urubici pode não ser uma das cidades mais divulgadas da Serra Catarinense, mas sem dúvida é mais irada! Tem várias atrações naturais e por isso é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura, como eu. Só estejam preparados para o frio! Mesmo no verão eu precisei usar casaco e ouvi dizer que a temperatura chega a -9 no inverno.

A maioria das trilhas e passeios por lá é de fácil acesso. Minha favorita (como a de muitos outros visitantes) foi a trilha do Morro da Igreja, o ponto mais alto habitado da região sul do Brasil, situado a 1822 metros de altitude. Delá pode se ver a Pedra Furada (na foto acima) e em dias com boa visibilidade até o mar, a 100 km de distância.

Outro passeio que considero imperdível por lá é pela estrada que corta a serra do Corvo Branco. O trecho tem apenas de cinco quilômetros, mas a descarga de adrenalina é garantida por conta das curvas fechadas, das descidas íngremes, dos precipícios e dos vários mirantes de onde se avistam montanhas e o litoral sul de Santa Catarina. No inverno, a paisagem pode se cobrir de gelo.

Stefano  Giorgi adicionou foto de Urubici,Santa Catarina Foto 3

Incrível, não é? Mas agora eu vou dar uma dica preciosa para quem quiser ir para Urubici: para curtir esse frio numa boa, escolha bem a hospedagem. Neve e temperatura negativa no Brasil é muito legal. Ficar numa bocada, tremendo de frio e sonhando com calor, é horrível! Então vou dar uma recomendação do lugar que fiquei: a Pousada Pedra Preta (http://www.pousadapedrapreta.com.br/). Peguei um chalézinho com banheira de hidro para mim e minha namorada e passei três dias maravilhosos na pousada! Fiz passeios durante o dia e amor durante a noite. Dá para pedir coisa melhor? A pousada Pedra Preta é um pouco mais afastada da cidade, mas todas as melhores pousadas também são. Essa "distância" é facilmente compensada pelo conforto, vai na minha.

Outra dica, e essa pode parecer absurda. Por não ser tão explorada turisticamente, Urubici carece de bons restaurantes. O 5o melhor restaurante da cidade indicado pelo tripadvisor é um posto de gasolina, para você ter noção. Felizmente acaba de abrir uma tratoria italiana na pousada que acabei de mencionar. O nome da tratoria é Pietra Nera (significa Pedra Preta em italiano). Por ser restaurante da pousada, confesso que não botei muita fé. Talvez seja até por ter baixas expectativas é que gostei tanto da comida. Ou simplesmente por ser boa para caralho. O risoto de parma com tomate era de comer ajoelhado. O de aspargos também. E a mouse de manteiga francesa com chocolate belga talvez seja a melhor sobremesa que já tenha comido na minha vida. Na verdade, só a mousse já vale uma viagem para Urubici segundo minha namorada.

Eu não sou vidente e ou incapaz de prever o futuro. Mas uma coisa é certa: estarei em Urubici em agosto! E, se eu fosse você, aproveitaria para conhecer a região antes do inverno e voltar para lá depois (como pretendo fazer).

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 7 anos atrás

Já fui em Uribici. Em 2013, fiquei apaixonada. Fiquei hospedada na casa de uma família que fazia o sistema "cama e café". Foi super bacana. Visitei lindas cachoeira, as inscrições rupestres, mas a neve chegou 2 dias depois que fui embora... Dei azar.

Thaina  Mary

Thaina Mary  comentou 7 anos atrás

Amei a matéria ! Vou procurar conhecer !

Stefano  Giorgi

Stefano Giorgi comentou 7 anos atrás

fico feliz que tenham gostado ;) Urubici é realmente apaixonante!

Miriam Asano

Miriam Asano comentou 7 anos atrás

Já li a respeito desse local algumas vezes e gostaria muito de um dia conhecer. Matéria incrível! Parabéns!

Luis Moritz

Luis Moritz comentou 7 anos atrás

Quando eu fui para Urubici em julho do ano passado não pegamos neve, mas no morro da igreja estava ventando muito. Mas muito mesmo, estava vindo uma tempestade do sul do estado e com isso os ventos no morro passaram os 80km/h que quase derrubava todo mundo e balançava os carros. Na cidade não estava muito frio então estavam somente com sueter, ao chegar lá em cima dale a pegar casaco de inverno luvas cachecol e tudo mais para tentar se esquentar. Hehe. mas apesar da Estrada de acesso estar com enormes buracos (isto em julho,2016) que reduziam a velocidade para quase zero, a vista de cima do morro compensa.

Edgard Gonçalves

Edgard Gonçalves comentou 6 anos atrás

Pessoal, Morei em Lages/SC por um ano e dois meses e acho que é uma ótima cidade para utilizar como base, pois é uma cidade relativamente grande, com boa infraestrutura, restaurantes para passar mais de um mês aproveitando e muito próximo de diversas cidades da Serra Catarinense. Confesso para vocês que na vez que fui para Uribici/SC eu não estava muito empolgado - principalmente por que estava cansado da rotina do trabalho e queria ter ficado descansando em casa, mas como os meus sogros tinham ido nos visitar e queriam conhecer, felizmente, não fiz essa desfeita. Para vocês entenderam mais sobre o meu perfil, sou Paulistano, muito urbano, além de ser Engenheiro que tem o estereótipo de interesse por tecnologia e o abstrato/lógico - o qual me enquadro, logo realmente não estava muito interessado. Fomos para Urubici/SC e escolhemos como atração o Morro da Igreja (Foto 2 da postagem), no pé da Serra despertou meu interesse, pois havia uma placa indicando uma instalação militar, porém eu não imaginava o potencial. Fomos subindo a serra e estava um dia parcialmente nublado, mas mesmo assim conseguimos apreciar a bela vista e conseguimos parar um ponto para tirarmos algumas fotos e a cada metro de altitude adicionado, menos eu me arrependia de ter ido. Enquanto nos aproximávamos, cada vez mais a silhueta de uma estrutura ficava mais definida e chegando ao fim da estrada constatamos a presença de um dos radares do CINDACTA II que controla a defesa e o tráfego aéreo do Sul, grande parte do Sudeste e o Mato Grosso do Sul. Para mim isso já teria sido suficiente para quer voltar com grande frequência para esse lugar, além disso, tivemos a felicidade de uma breve abertura das nuvens (abaixo da nossa altitude) e conseguimos visualizar a Pedra Furada. O objetivo da subida havia sido cumprido e ainda tive uma grande surpresa. Outra curiosidade, em algum momento lá foi registrada a menor temperatura do Brasil, -23C, se não me engano, está escrito numa placa numa pedra. Foi ótima a viagem e recomendo a todos, independente de ter as chances de nevar, principalmente para as pessoas que têm o mesmo interesse que o meu. Portanto, é um local que agrada um público muito distinto. Desculpem-me pelo tamanho do texto, mas sinceramente espero que ajude alguém a tomar a decisão de visitar esse local. Grande abraço!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Urubici, Santa Catarina,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.