Como fiz o meu primeiro mochilão aos 60 anos
Dizem que mochilão é coisa de jovens que decidem pegar a estrada e desbravar o mundo, certo? Pois a minha primeira oportunidade de colocar uma mochila nas costas e sair por aí surgiu quando completei 60 anos. E não pensei duas vezes. Embarquei e descobri que sair por aí é uma das melhores coisas da vida. Agora o difícil é me convencer a parar.
Como tudo começou...
Sabe por que fiz um mochilão e não uma viagem convencional, contratada em agências de viagem? Por duas coisas. Primeiro porque tenho medo de avião —ou seja, se é para atravessar um oceano ou um continente, quero ficar tempo o suficiente no lugar para retardar ao máximo o voo da volta. Em segundo lugar, porque não tenho grana para ficar longos períodos pagando hotéis caros, cruzeiros, idas a shoppings e shows famosos.
Então precisei encontrar alternativas: decidi viajar sozinha e sem programação fechada, dia certo para chegar, horário para acordar, correria e passeios que nem me interessam. Acabei descobrindo que o espírito de mochilar tem muito mais a ver comigo, com a possibilidade de fazer tudo no meu ritmo. Se gosto, fico; se não me agrada, sigo adiante.
A inspiração para essa mudança de vida surgiu com a minha filha, que largou emprego e partiu para conhecer a América Latina. Pensei, por que não faço isso também? Sabia que queria visitar a Europa e viajar por cerca de quatro meses. Alguns cliques no Google ajudaram a estabelecer o orçamento. Daí a comprar as passagens foi um pulo. E, quando vi, já estava lá.
Meu roteiro
Minha viagem começou na Itália, com visitas a Roma, algumas cidades da Toscana, Milão, Gênova, Sardenha, Costa Amalfitana e Cinque Terre. Depois, fiz um trecho da França, quando conheci Nice, Cannes, Marselha, Arles, Avignon, Paris, Rouen e Calais. Atravessei, então, o Canal da Mancha de barco (como faziam os Três Mosqueteiros) e entrei na Inglaterra pelo porto de Dover.
Conheci Londres e algumas pequenas cidades, mais Edimburgo e o Lago Ness, na Escócia (ainda tinha esperanças de ver o monstro). Depois, Moscou e São Petersburgo. No ano seguinte, estive no Irã, Suíça, Bélgica e Holanda. Na terceira viagem, conheci Berlim e decidi voltar à Itália. No ano passado, passei alguns meses nos Estados Unidos.
E o que aprendi?
Se eu decidisse conhecer todos esses lugares contratando pacotes de agências de viagens, provavelmente o preço seria muito superior ao que eu poderia gastar. Viajando do meu jeito, consigo economizar no preço das passagens e nos alojamentos: procuro sempre hostels, b&b (quando pessoas alugam quartos de suas casas para turistas) ou hotéis, sempre nessa ordem, levando em conta custo, localização e críticas de quem já se hospedou ali antes. Acesso à internet, portanto, é fundamental.
Para ser sincera, em nenhum momento senti que ter mais de 60 anos fosse um problema. Na Europa, pelo menos, é muito comum pessoas com essa idade viajarem sozinhas. Principalmente pela facilidade do transporte, que geralmente são confortáveis, razoavelmente pontuais e seguros.
Pena que não temos isso no Brasil. Mas isso não me impediu de também sair por aqui. Já arrastei minha mala pelas cidades históricas de Minas Gerais, conheci as praias de Salvador e do Rio de Janeiro, andei pelas ruas de Paraty e vi as cataratas de Foz do Iguaçu. O país tem diversas belezas naturais e muitas coisas para fazer —não só para os jovens, mas para pessoas de qualquer idade.
Por Iracema Genecco
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Mauro Dowd comentou 9 anos atrás
Linda história, parabéns Iracema!!
Ricardo Carvalho comentou 9 anos atrás
Parabéns Iracema ! Que vc nunca perca este espirito de viajante ! (é verdade, na europa reparei muitos casais de 70 a 80 anos viajando numa boa e dizendo que já faziam isso a anos. isso sim é aproveitar a vida :) )
Caio Martins comentou 9 anos atrás
Iracema, parabéns pela história, muito bacana mesmo!!
Wania Pontes Maramaldo comentou 9 anos atrás
é assim que pretendo aproveitar a vida em breve...vc me servirá de inspiração.
Maria Odette Niemeyer comentou 9 anos atrás
Gostei muito! Tenho 64 e há mais de 10 anos faço o mesmo. Considero a melhor maneira de aprender, mas entendo que é uma questão muito pessoa; excelente para mim, nem tento para muitas amigas minhas.
Elaine Moraes comentou 9 anos atrás
Parabens Iracema!Concordo com todos aqui!Linda história!
Ana Claudia comentou 9 anos atrás
Nossa adorei ler sua história tô querendo aventurar em uma viagem assim mis preciso saber por onde começar e o dinheiro e fundamental
Anderson Totta Guimarães comentou 9 anos atrás
Parabéns pela iniciativa. Antes a qualquer hora do que nunca.
Viviane Oliveira comentou 9 anos atrás
Parabens, realmente ainda tenho medo por nao dominar muito a língua inglesa, tao necessária para se viajar, entao sempre escolho países com facilidade de lingua(português e espanhol) ou tenho que depender de alguém pra me ajudar a entender...ate que falar eu me viro bem.
Carla Lamenha comentou 9 anos atrás
Parabéns!!!! Comecei a viajar para o exterior depois dos 45. Apesar de não ser mochilão, sempre organizei meu roteiro e contratei tudo, buscando hospedagem barata e confortável. Até hoje viajo dessa forma, seja com minhas filhas ou com meu namorado. Pacotes são muito chatos, caros e com horários rígidos.
janice cavion comentou 9 anos atrás
ola tambem pretendemos eu e meu marido fazer varios mochiloes , nosso filho vendeu tudo e neste momento esta viajando pela america do sul, visite Viajar Intenso, muito legal parabens , estou louca para ir mas ainda falta alguns detalhes, boa sorte
Tânia Barreira (UmOlharViajante) comentou 9 anos atrás
Parabéns Iracema, é optimo "ouvir" testemunhos assim!! :)
Katia Cavalcante comentou 9 anos atrás
Vc é poderosa hein garotinha???????????????????? ????
Sheila Montenegro comentou 9 anos atrás
Amei!!!! Também prefiro fazer meu próprio roteiro com as coisas que realmente me interessam.
Roseli F. de Mello comentou 9 anos atrás
Parabéns bela iniciativa!!!
Andrêzza Castro comentou 9 anos atrás
Que bacana! ! Parabéns! ! Eu, aos 36 me achava velha pra sair. Mas, depois, pensei. Tenho disposição e vitalidade e sou comunicativa, o que me impede? Nada! Então, também já comecei o meu desde maio. Vamos mochilando por esse Brasilzão a fora! Linda história!
Bebel Dauer comentou 9 anos atrás
Puxa, estou com 57 e minha primeira viagem só, fora do Br foi para Colômbia, mais precisamente Cartagena. Mesmo minha filha se juntando a mim, depois, foi incrível! Você me deu mais coragem ainda. A próxima já está comprada e será para o Peru (Machu Picchu), também sozinha. As próximas? Só Deus sabe!! Bora viajar que não tem nada melhor na vida :)
Priscila Mattos comentou 9 anos atrás
Puxa! Parabéns! :)
Jéssica Lourenzo comentou 9 anos atrás
Mulheeeeeer, como assim 60 anos?! Me passe o segredo ... Tá com tudo, parabéns! E nunca é tarde para começar - seja um mochilão, uma faculdade, um estilo de vida ... MUITA ADMIRAÇÃO POR VOCÊ! Sensacional!!! Vou até mostrar sua publicação p/ minha mãe p/ ver se ajuda no incentivo! hehe Abraço (dos grandes!) e vida longa - de muitas e muitas viagens! :)
Fermina Escobar Saldanha comentou 9 anos atrás
Oie por favor me add, quero conversar a respeito, já viajei a alguns lugares do mundo e quase todo o Brasil, gostariA de trocar ideias e aventuras contigo. Meu e-mail [email protected]. Um abraço.
tania maia comentou 9 anos atrás
Gosto disso e embarquei nessa!!
Leila Sá Peixoto comentou 9 anos atrás
Estou tomando coragem!!!!!!! Passei dos 60 e só viajei acompanhada. Mas agora quero ir só! Começo por Portugal. Daí terei mais coragem, o inglês é razoável...
Relatos de Viagem - Laís comentou 8 anos atrás
Demais!!
Roberta Borges comentou 8 anos atrás
Demais seu texto! Muito inspirador. Parabéns pela atitude!!
Marco Sintra comentou 8 anos atrás
Adorei sua história!! SENSACIONAL!
Claudia Ferreira comentou 8 anos atrás
Que lindaaa... Adorei isso. Quero fazer um mochilão ano que vem... Parabéns
Margarida Terra comentou 8 anos atrás
Que Alegria conhecer a história de vocês pois sou uma Semhora sem destino sem com M sem hora p partir sem hora p comer sem hora p passear siga me no meu Instagram estou rodando o mundo só eu e Deus estilo mochilas me aposentei aos 60 há 1 ano viajando ficando hostess aventuras pego ônibus trem fui à Ásia Europa Estados Unidos continuo...bjs
Oldwoman Passing By comentou 8 anos atrás
Oi, pessoal: nooossa, obrigada. Surpresa com a quantidade de coments e com as mensagens positivas que vocês deixaram. Estou na estrada de novo, desde março/2016, do meu jeito, tentando economizar para estender a viagem ao máximo. Dou a maior força pra quem já começou, vai começar ou está sonhando com isso. Uma dica: não é só charme e fotos no Facebook. Tem momentos de perrengue, encrencas, situações difíceis. Mas, eu olho para trás e gosto de ver que vou aprendendo a lidar. Boas viagens para todos!
LEIDA PEREIRA CHUN comentou 8 anos atrás
Nossa...depois de ver sua coragem eu me animei. Estou com projeto de viajar sozinha qdo fizer 60 anos. Quero aprender idiomas com os nativos do País, e estava com receio. Vcê tem alguma experiência desagradável por não saber o idioma?
Oldwoman Passing By comentou 8 anos atrás
Oi, Leida. Não, tenho apenas situações hilárias, pequenos constrangimentos, não entender, sotaque engraçado, usar as palavras erradas, essas coisas. Nada que uma criança que está aprendendo a falar não tire de letra. Quando vi chineses viajando sozinhos com um dicionário e mal conseguindo repetir o nome do lugar para onde queriam ir, tive a certeza de que dá pra viajar para qualquer lugar sem saber falar a língua. Aliás, foi assim que os primeiros viajantes fizeram...
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 8 anos atrás
Te admiro!!!!!!!!!
Flavia de Andrade comentou 8 anos atrás
Gostei muito.....espero conseguir fazer fazer isso um dia....obrigada pela força que me deu a que dá para muitas pessoas.
David Andrade comentou 8 anos atrás
Inspirador!! :)
Maria Valquíria Da Hora comentou 8 anos atrás
Legal, depois de ler sua história a minha vontade de sair pelo mundo me deixou mais animada, obrigada pelas dicas. Um super abraço
Marcos Arata comentou 8 anos atrás
Iracema, queremos mais textos! ;-)
Dolores Fontán comentou 8 anos atrás
Adoro viajar sozinha e também já aprendi a fazer meus próprios pacotes com preços acessíveis. Adorei seu texto. Excelente próxima viagem.
maria helena silva alves comentou 8 anos atrás
Você acaba de ganhar uma fã!!!! Compartilho com você o medo de avião, mas estou trabalhando pra que isso não me impeça de fazer o que mais gosto! Parabéns e muitas viagens!!!!
Elimar Soares comentou 8 anos atrás
Adorei! Sensacional! Eu viajo sozinha há muitos anos. Nem sempre minhas férias ou condições financeiras e roteiros coincidem com outras pessoas. Então decidi fazer o que gosto. E me senti mais independente e dona de mim. Minha preferência é conhecer o Brasil. Amo conhecer nosso povo, sua cultura , culinária. Viajo também por agências, mas antes pesquiso na Internet e traço meus roteiros para conhecer as cidades a pé. Só sinto que conheço de fato um local se andar sozinha , ,mesmo que seja só 1 dia. É uma experiência incrível andar sem pressa, vagar pelas ruas. Nunca fiz mochilão, mas já estou gostando da ideia. Parabéns e boas mochiladas !
Verônica Drapischinki comentou 8 anos atrás
Adorei seu texto. Gosto de viajar sozinha também e nunca tive problemas. Os pacotes nos engessam, e em alguns lugares só podemos ficar pouco tempo e queremos mais. Quando fui a Europa, fui com passagem de ida e volta, chegava nas estações de trem, metro ou rodoviária e escolhia a cidade que tinha mais opções de horários, conheci lugares fora do roteiro normal dos turista e amei cada lugar. Que venham mais aveturas.
Roberta Fernandes comentou 8 anos atrás
Sensacional <3 Tô mostrando pra mamis pra ver se ela anima hehehe :)
Marília Caseiro comentou 8 anos atrás
Iracema, apoio integralmente!!! Passei minha vida trabalhando e cuidando de filhos e da família. Eu me aposentei há um ano e meio e resolvi que vou viajar todos os anos. No ano passado fui para o Canadá; neste, estou me preparando pra ir a Portugal!!! vajei algumas vezes, nas férias, pelo nordeste, sozinha, então, já estou acostumada....viajar pra fora do Brasil, comigo só é muito bom!!!
Celso Lobo comentou 8 anos atrás
Que belo relato! E que você não pare, o mundo todo está aos seus pés e pronto para compartilhar experiências =)
Cesar Pinheiro comentou 8 anos atrás
Vou fazer 64 em dezembro deste ano. Viajei algumas vezes para fora do Brasil, mas me aposentei há somente um ano e estava aqui pensando: vou ou não vou viajar mais. O seu relato desequilibrou a balança: agora a questão é: vou para aonde?
Oldwoman Passing By comentou 8 anos atrás
Oi, viajantes: passo seguido por aqui para ler seus comentários que me inspiram mais do que vocês possam imaginar. Estou viajando de novo, desde março/2016, não consigo agradecer a cada um - como gostaria - por isso, deixo aqui um grande abraço.
Anna Márcia comentou 8 anos atrás
Adorei sua estória! Tenho viajado sozinha pelo Brasil, mas está nos meus planos a Europa também. Não cheguei ainda nos 60 mas falta pouco, bom saber que isso nao será empecilho!
Juliana Alexandre comentou 8 anos atrás
Nunca é tarde para o espírito aventureiro, show de decisão...tens minha admiração!!!
Dirceu Romani comentou 8 anos atrás
Parabéns, estarei fazendo o mesmo no mês que vem, rumo ao Sudeste Asiático (aos 63)
Maria Luisa Albuquerque comentou 8 anos atrás
Adorei sua coragem e narrativa, parabéns.
Bruna Lyrio comentou 8 anos atrás
Aaainnnn quanto amor por você, mesmo sem conhecer! ?????
Clarice Dias Pereira comentou 8 anos atrás
Parabéns Iracema! Comecei a viajar com minhas filhas, ora com uma ora com a outra, mas nem sempre é possível combinar férias, dinheiro e outros compromissos. Então criei coragem, peguei meu passaporte e vi que viajar sozinha é uma questão de temperamento e coragem de enfrentar o desconhecido. Pude observar que para eu curtir as viagens, não preciso estar acompanhada pois sempre há alguém para conversar, trocar ideias e obter informações. Estou com 60 anos e viajo sozinha ha algum tempo. Aconselho os menos corajosos a experimentarem..... vai dar certo!
Crislaine Refatti comentou 8 anos atrás
Parabéns!! E espero que continue com suas viagens pelo mundo por muitos e muitos anos ainda!!! Amo viajar e não tem nada mais enriquecedor que conhecer novas culturas e pessoas!!!
Maria Cristina Amaral comentou 8 anos atrás
Muito bom! Tenho 57 e sonho em fazer o mesmo. Foi um grande incentivo ler seu depoimento. Ir sozinha é um desafio.
Marcia Andrade comentou 8 anos atrás
Meu primeiro mochilão foi aos 48 anos. Amei e também não parei mais. Fiz outras viagens com amigas, mas estou pensando em uma nova aventura com a minha cia e aproveitar para fazer novos amigos. ????
Suzana Alencar comentou 8 anos atrás
admiro a coragem tambem quero fazer isso pelo meu país
Emerson Dantas comentou 8 anos atrás
boa história, não há idade para viajar.
Elza Costa comentou 8 anos atrás
Eu adoro viajar esse texto só contribui com meus planos...
Stefania Mangabeira comentou 8 anos atrás
É isso aí. Viajei com meu esposo durante 35 dias pela Europa no último verão e foi maravilhoso. Se tivéssemos ido de excursão o dinheiro só daria para uns 15 dias. Parabéns por seu relato. É um estímulo para outras pessoas.
Jordana Barbieri comentou 8 anos atrás
Parabéns Iracema, continue inspirando jovens viajantes como eu!
Fábio comentou 8 anos atrás
Adorei sua história. Parabéns.
Liliana Xavier comentou 8 anos atrás
Estou indo agora em Dezembro para Roma, Verona, Veneza, Barcelona e Madri. Vc tem algumas dicas boas pra me dar? Poderia me indicar HOSTEL em Barcelona e Madri?
sheila Garcia comentou 8 anos atrás
Comecei o meu 1 mochilão aos 47. Já foram 11 anos e continuo associando cursos e viagem. Espero q aponsentadoria para fazer um sem data de voltar. Sem dúvida na Europa Ocidental é mais fácil é comum. Só não tenho coragem de ir para alguma balada sozinha.
Cellio Mendes comentou 8 anos atrás
Parabens! :)
Vanessa Maria comentou 8 anos atrás
Fico feliz de ler isto. Me encoraja a acreditar que meu dia para fazer isto em breve chegará também. Parabéns pela coragem e atitude
Elisabete Lopes comentou 8 anos atrás
Nossa, adorei isso. Quero muito viajar mas estou sempre adiando meus projetos. E minha principal desculpa é falta de companhia. Parece que não tem graça viajar sozinha. Preciso vencer essa barreira.
Elisabete Lopes comentou 8 anos atrás
Seria interessante um grupo de pessoas que tenham essa vontade de viajar ou que ja tenha iniciado para trocar experiências. Acredito que assim como eu muita gente vai encorajar e por o pé na estrada e de repente pode até combinar de viajar juntas. O que acham?
Maria Repas comentou 8 anos atrás
Adorei linda! Faço 60 para o ano e tb estou pensando sair com Moxilao, mas ando um pouco perdida sem saber bem como fazer com viagens pois tb gostaria de o fazer sem gastar mt e as dicas são poucas. Saio de Portugal. Adorava ir ao Brasil, India,Japão. ...beijinho e parabéns pela sua força. Bjo de luz.
Belmira Vieira comentou 8 anos atrás
Tenho 66 anos e já são 06 anos viajando só. Nunca viajei através de agencia de viagens, nem quando casada. Amo conhecer lugares diferentes dos tradicionais visitados por turistas. Pretendo ir em 2017 a Bonito. Eu e minha mochila. Sim, acabo de comprar uma, pois sempre ia com pequenas malas. Agora mochila com rodinhas e adeus peso. Haja mochila, pois disposição eu tenho.
Luzia Oliva comentou 8 anos atrás
Parabéns Iracena, sua história é muito inspiradora, tenho muita vontade de fazer o mesmo, ainda me falta um pouquinho de coragem, mas chego lá. Boa sorte!!!
André Juliano comentou 8 anos atrás
Galera estou muito afim de sair pelo mundo sem rumo. Se alguém quiser me acompanhar entre em contato. Abraço a todos!
Salete Gomes comentou 8 anos atrás
Muito inspirador ! Também gosto de viajar só e minha própria programação , mas viagens mais curtas ..... Você me inspirou .... Vou partir para planos mais longos .... Obrigada !!!! Tenho 56 anos e me sinto feliz sendo mais uma em meio em um lugar diferente !!!
Nadia Walendowsky comentou 8 anos atrás
Uma curiosidade, eu não me imagino viajando sozinha, vc acha divertido viajar sozinha???
Daniela Silva comentou 8 anos atrás
Parabéns! Que sua história possa inspirar muitas pessoas que ainda não tiveram a coragem de se libertar!!! :)
Analúcia Batista comentou 8 anos atrás
Eu também fiquei maravilhada em ver na Europa tantas pessoas de cabelo branco de mochila nas costas se hospedando em Hostels.
Cleia Carvalho comentou 8 anos atrás
Tamo juntas Iracema, eu faço isso à alguns anos. Sempre gostei de viajar e aventurar por este mundo. Viajando sozinha estou nessa há mais de 18 anos. Conheço o Brasil inteiro. E acabei de completar agora dia 01 de novembro na Polônia 50 países já percorrido em minha vida. Não tem terapia melhor do que viajar, e viajar para mim é a melhor clinica medica do mundo.
Polyy Lima comentou 8 anos atrás
Terminei de ler esse texto com muita inspiração e uma certeza: é só querer ?
Tânia Dias comentou 8 anos atrás
Que show. Parabéns. Continue postando suas viagens.
Karen Angélica Seitenfus comentou 7 anos atrás
Que história inspiradora! Parabéns! Estou me inspirando em histórias como a sua! <3
Nelma Galli comentou 7 anos atrás
Olá Iracema! Tenho feito isso já há 6/7 anos. Também já estou com 6.5. Gostaria de saber se você gostaria de fazer alguma viagem com outra descolada.
maria angelica comentou 5 anos atrás
Os seus relatos me inspiram. Fiz intercâmbio ano passado, na Irlanda, com 53 anos e sozinha. Adorei. Assim que meus filhos crescerem mais cairei no mundo tb. Parabéns ! Um abraço