Israel : um lugar diferente de tudo que já vi
Toda vez que planejo uma viagem, tento escolher alguns destinos diferentes dos que estamos acostumados!!! Dessa vez um dos escolhidos foi Israel. Sempre tive muita curiosidade de visitar o país e finalmente tive essa grande chance! É incrível como cada pedacinho de Israel é diferente. É realmente um lugar único.
Quando falamos que vamos à Israel, infelizmente, surge um pequeno incomodo. Contrário do que muitos pensam, Israel é um lugar muito seguro. Pela minha estadia no país não vi nenhum ato de insegurança. Atualmente a Guerra não acontece, há um conflito com os palestinos, mas não é algo que interfira no dia-a-dia.
Comecei minha viagem em Haifa, uma cidade grande em Israel. É um pouco mais árabe e não tão famosa pelos turistas. Nela há o Jardim de Haifa, composto por terraços da Fé Bahá'í e são jardins suspensos. É uma coisa ma - ra - vi - lho - sa!!! Um dos lugares turísticos mais visitados do país, por muitos é considerado uma oitava maravilha do mundo. Perto de lá há um restaurante que se chama Aroma, com comidinhas gostosas e um Ice Coffe divino. Há também o Porto de Haifa, que tem uma vista linda.
Jardim de Haifa, algo maravilhoso!!!
A segunda cidade foi a famosa Tel Aviv! Realmente surpreendente! É uma mistura de inúmeras paisagens que me lembram cada hora uma parte do mundo ! Diferente do que muitos pensam, Tel Aviv não me pareceu muito religiosa! É cheia de jovens (bonitos), bares, baladas, restaurantes charmosos e deliciosos! Tive a oportunidade de ir à um bairro cheio de grafites, chamado Florentin, onde há inúmeras fábricas abandonadas, todas grafitadas. Lá se encontra muitas lojas de decorações e de móveis. Outro lugar que super indico é o Sarona Market! É um complexo de restaurantinhos deliciosos! Há inúmeros tipos de comida e o lugar é uma graça! Ao redor há algumas lojinhas famosas e há também edifícios de moradia e de trabalho. O lugar tem uma história bem interessante, conta da infuência alemã! Ir à Tel Aviv e não conhecer o Shuk e a praia de Tel Aviv ou a Gordon Beach é como ir à Paris e não conhecer a Torre Eiffel. O Shuk é um estilo de mercado aberto e muito cheio, onde vendem as mais diversas coisas, desde comidas até souvenires. Há ruas como a Ben Yehuda e a Dizengoff Street que possuem alguns restaurantes, hotéis luxuosos e lojas! O museu do cego é outra coisa indispensável !
O bairro de Florentin, com inúmeros grafites.
Há a parte velha de Tel Aviv que se chama Yaffo. O ambiente muda do centrinho que estávamos, agora com o Mercado de Pulgas e o Porto. O Mercado vende coisas usadas ou feitas pelos vendedores, umas bijuterias lindas, bem israelenses !!! Ali por perto há também uma parte mais descolada, com uns bares com o público jovem local e lojas modernas. Na cidade velha também há o Porto que tem uma vista linda! Vale muito a pena subir pelas galerias de arte do porto até o ponto que de a vista mais bonita, dá para ver toda a cidade!
A vida noturna lá é bem agitada !! Recomendo a balada Clara, a música é comercial mas o lugar é lindo. Há muitos bares pela cidade, tem até um na praia que toca música brasileira.
A vista da cidade de Tel Aviv no porto.
E a última cidade foi Jerusalém! Ahhhhhhh Jerusalém, sem palavras para essa energia! Realmente uma cidade abençoada! Logo quando cheguei a cidade já se percebe que é muito diferente de tudo que há no mundo ! Inúmeros judeus religiosos pela cidade misturado com soldados armados (é normal, todo jovem quando sai da escola tem que participar! Não se assuste!), árabes, turistas, freiras !!! Uma grande mistura de todas as culturas!
Comecei com o Museu do Holocausto, que me fez chorar desde o começo! É algo forte, triste, lindo e essencial para entender direito toda a guerra, é realmente comovente. Vale ir ali mesmo na parte que fizeram de homenagem para as crianças que foram mortas no período.
Jerusalém também têm Shuks, um no mesmo estilo de Tel Aviv, vendendo diversos itens mas é mais focado em comidas! Dá vontade de provar tudo! Aproveite para comprar especiarias israelenses! Há o outro Shuk que fica na cidade velha de Jerusalém, que vende inúmeros souvenires. Ali também fica os pontos de grande importância para algumas religiões. Há o Santo Sepulcro, que é considerado pelos cristões foi onde Jesus foi crucificado, sepultado e teve a ressureição. Logo ao lado se encontra o Muro das Lamentações (Kotel), que é considerado o segundo lugar mais sagrado para os judeus, onde se deve ir com vestimentas mais fechadas. Lá muitos fiéis visitam para orar e colocar seus desejos. Do outro lado do muro é a parte Muçulmana, mas que só pode ser conhecida pelos tais. Lá há a mesquita de ouro, que é algo muito importante para a religião. A energia que se encontra neste local é tao absurda que ver pessoas chorando sem saber o porque é normal.
No Muro das Lamentações.
O Shuk de Jerusalém.
Por fim, vou falar um pouco da comida israelita que é deliciosa !!! Não pode deixar de comer o Falafel, o Shawarma e o Ice Coffe!!! Há lugares específicos que se alguém se interessar eu passo os endereços !! Como Israel possui um calor muito grande, recomendo que vá à um mercado e compre um chá gelado de pêssego, da Coca Cola mesmo, parece um chá matte! Que delicia!
As delícias do Shuk
Infelizmente nessa minha primeira visita não tive a chance de ir até o Mar Morto, para as Colinas do Golan, à Rosh Hanikra ( fronteira com o Líbano) e para Eilat ! Quem sabe na próxima!!!
Israel foi um lugar que me surpreendeu e me deixou maravilhada! A mistura de culturas convivendo em plena harmonia, a gastronomia deliciosa, o clima quente, a simpatia das pessoas!! Realmente é um lugar que indico à todos, que não tem como deixar de ir! Gostaria que todos tivessem essa experiência incrível que tive !!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Mariana Rios comentou 8 anos atrás
Giulianna, eu simplesmente amo suas dicas e relatos! E esse post está sensacional. Dá muita vontade de conhecer lá! Ótimas fotos e textos. Enfim, parabéns amiga!
David Andrade comentou 8 anos atrás
Giu, belo texto!!! Obrigado por compartilhar essa sua história :)
Franck Rebello comentou 8 anos atrás
Giulianna, seu relato já me ajudou bastante. Irei em janeiro de 2017.... Espero aproveitar bastante.
Rafael Bönemann comentou 8 anos atrás
Voce foi de mochilao? Ou grupo?
Giulianna Mangabeira comentou 8 anos atrás
Oi Rafael !!!! Eu fui sozinha ! Posso dizer que quase um mochilão...