Huacachina - um oásis num deserto de Ica no Peru e o paraíso das Islas Ballestas
Lá cheguei, e me perguntei, cadê as dunas? Estava escuro não se via nada, mas elas estavam lá. Ao amanhecer pensei que fosse uma miragem do deserto do Saara, mas não elas eram enormes, reais, imponentes, num pequeno deserto, pequeno sim, mas encantador. E no lugar de camelos, muitos bugs onde cabem até doze pessoas. E diz uma das lendas que uma princesa chorou tanto ao perder seu amor que se formou um lago e até hoje se ouve seus lamentos. Na língua quichua Huaca china significa mulher chorando. Bem, não eu não ouvi lamentos neste oasis, mas vi pessoas felizes, dançando e curtindo este roteiro onde poucos incluem quando visitam o Peru.
Huacachina é um pequeno vilarejo, com um lago no meio, com comércios (ótimos restaurantes ) em volta e tudo rodeado por elas: as grandes dunas de areia, um espetáculo a parte. Possui muitas árvores também.
De Lima para Ica, dá uns 300 kilômetros, segui de ônibus via Cruz Del Sur, uma das maiores e melhores empresas de ônibus. Comprei as passagens antecipadas pela internet no site da empresa. Foram 04 horas e 30 minutos de viagem. Da rodoviária até Huacachina são aproximadamente 10 minutos de carro, embora barato negocie antes o valor do taxi. Nos aconselharam a pegar taxi de carros maiores, como se houvessem muito clandestinos no meio, e é fato que tem muitos carros velhos que podem comprometer a segurança, mas quando me avisaram eu já tinha andado em vários tão pequenos que mal cabiam as malas, parecia o carro do Mr Bean e não tive problemas.
Passei uma noite e um dia neste oásis natural de Huacachina, e um dia conhecendo Paracas e Islas Ballestas.
Veja os valores, datas e horários no site: www.cruzdelsur.com.pe/
Aconselho comprar o lugar vip, pois é bem confortável, fica no primeiro piso, são ônibus de dois andares, as poltronas desta área vip são mais reclináveis e com bancos de couro. O serviço de bordo é bom, servem lanches que estão inclusos na passagem, mas vendem salgadinhos, refrigerantes e sucos.
Me hospedei no Hotel Mossone ( 1920 ) um dos únicos hotéis sobrevivente da época, que fica dentro do oásis e manteve seu estilo antigo. Os quartos são confortáveis e limpos. Tem uma área comum grande com bancos, onde se vê rodeados por dunas. O restaurante é ótimo. Não deixe de provar o ceviche.
O clima.... Ica tem um clima quente do deserto, com temperaturas que podem ultrapassar 30 graus no verão com ventos fortes.
Os dias de inverno em Ica são secos e ensolarados, e as noites de inverno são mais frias entre 7 e 8 graus. Se você não quer dias de sol ardente, você pode escolher o inverno para a sua viagem. Na primavera os termômetros podem chegar a 28 graus, costuma ser bem quente, mas é a melhor época para se viajar para lá. Fui no inverno e durante o dia estava mais fresco.
As estações do ano: Primavera de 01 setembro a 30 de novembro, verão de 01 dezembro a 28 de fevereiro, outono de 01 março a 31 maio e o inverno de 01 junho a 31 agosto.
Está indo para o Peru? Inclua estes exóticos passeios no seu roteiro e não se arrependerá. Se eu iria de novo? Certeza que sim.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Vera Helena comentou 8 anos atrás
Estava com medo de ser longe demais de Lima. Obrigada, agora vi que este seu roteiro é super viável!!! Super!!!
Laura Sette (7 Cantos do Mundo) comentou 8 anos atrás
O Peru é demais, né, Flaviane?! Curti muito Huacachina e as Islas Ballestas também! Escrevi sobre Huacachina em meu blog também: http://7cantosdomundo.com.br/huacachina-um-oasis-no-deserto/ hehe :) Bjos!
Flaviane Moraes comentou 8 anos atrás
Vera, se decidir ir compre as passagens antecipadamente pela internet, quando fui restavam poucas pelo site, então você imprimi os tickets e leva nas rodoviárias da Cruz Del Sur para trocar pelas passagens.
Flaviane Moraes comentou 8 anos atrás
Amei os lugares que fui no Peru Laura Sette, quero voltar lá em outros roteiros....
Fernando Ceron comentou 8 anos atrás
Deseo que vos tenga el cultura en tu raiz y que te gusta conocer la historia del la place.
Flaviane Moraes comentou 8 anos atrás
Gracias Fernando!