DICAS DE OURO PRETO SEGUNDO OS DUBBERS
Olá Dubbers!
Meu primeiro post por aqui e queria fazer algo especial. Então vou aproveitar minha temporada pela cidade de Ouro Preto para fazer uma série de posts sobre a cidade.
Vou passar os próximos dois meses na cidade para escrever um livro e vou aproveitar para conversar com os ouropretanos sobre as recomendações deles sobre o que fazer na cidade.
Mas para começar, vou fazer um post das dicas dos Dubbers sobre o que fazer na cidade. Vou compilar as respostas de uma pergunta que eu tinha feito por aqui junto com respostas em outros tópicos.
Vamos começar com a explicação do ANDRÉ MONTEIRO sobre a cidade. Ouro Preto é uma cidade rica em historia tanto para Minas Gerais quanto pro Brasil. Berço da Inconfidência Mineira, um dos principais acontecimentos na historia de minas e quase separo Minas Gerais do Resto do Pais, teve profunda repercussão na historia, existe vários museus que tratam isso, muitos interessante de visitar e conhecer mais afundo sobre esse acontecimento.”
A MAYARA CASTRO comentou que é como se fossem duas cidades, uma de dia e outra de noite. “Acho que Ouro Preto, durante o dia, tem uma atmosfera bem turística devido às igrejas, minas, museus, feiras e restaurantes e ainda diversas cachoeiras. A noite, a cidade ganha um ar mais jovem, com inúmeras festas nas repúblicas, shows nas praças e galpões e em restaurantes.”
O dubber RICARDO SALVATO complementou esse ponto “Vale muito a pena! se prepare para comer muitoo. A culinária é deliciosa. A hospedagem também é ótima, em antigos casarões, com enormes janelas de madeira. Terá boas noites de sono!”. Vamos às dicas!
10 DICAS DE OURO PRETO
Seguindo para as dicas de atrações específicas na cidade, a KATIA BANDEIRA sugeriu vários lugares e vou destacar aqueles que possuem uma justificativa.
1 Igreja Santa Efigênia (que fica no alto de uma ladeira que vc chega lá em cima sem pecado nenhum)
2 Alguma Mina (eu indico a Santa Rita, perto da Efigênia, não pela mina, mas pelo excelente guia que lá trabalha, o Jefferson, um livro vivo)
3 Museu casa dos inconfidentes (onde aconteciam as reuniões dos inconfidentes) – não confundir com o Museu da Inconfidência da Praça Tiradentes (abaixo)
A dubber CAROLINA ARAUJO contribuiu com outras quatro:
4 Museu da Inconfidência é ponto obrigatório, rsrsrs, pois lá você vai encontrar a história da Inconfidência Mineira, com as peças que te ajudam realmente a entender o movimento.
5 Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (Universidade Federal de Ouro Preto), que disponibiliza todo o estudo de mineralogia da região, assim como da fauna e flora.
6 Casa da Moeda, que fica bem no centro da cidade (Rua São José). Lá eram feitas as contagens do ouro que era extraído da região. É bem interessante mesmo!
7 Mina da Passagem. O passeio vale muitoooo a pena. Você tem a oportunidade de descer até a mina e conhecer uma das melhores grutas do Brasil para praticar mergulho. A visibilidade dentro da água é impressionante.
A dubber MARIANA ALBERTI contribui com as últimas três dicas da lista:
8 Igreja de São Francisco de Assis A mais famosa de Ouro Preto, é considerada obra-prima de Aleijadinho e o teto dessa igreja é um dos mais bonitos que eu já vi. Custa acho que uns 10 reais para entrar.
9 Matriz da Nossa Senhora do Pilar Conhecida como a Igreja do Ouro, tem cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata. Em anexo, na sacristia, está o Museu de Arte Sacra do Pilar. E também paga para entrar na igreja e no museu.
10 Feira de artesanato do Largo de Coimbra - é uma feira de artesanato na frente da igreja Igreja de São Francisco de Assis e tem muita coisa de pedra Sabão.
DICAS PRÁTICAS
A LIVIA NOGUEIRA ressalta algo importante “Uma recomendação: um BOM tênis. Prepare-se para subir e descer ladeiras. Pra todo lugar que você vai tem que subir ou descer uma ladeira. Por isso o calçado é suuuper importante.”
A BABYA MONIQUE dá outra dica prática valiosa “caso vá durante a semana, não aconselho ir na Segunda-Feira, pois boa parte das atrações (museus e igrejas) ficam fechadas para visita.”
ARREDORES DE OURO PRETO
Vale lembrar que Ouro Preto faz parte do circuito das Cidades Históricas de Minas Gerais e a MAYARA CASTRO explicou que “uma boa maneira de conhecer as cidades históricas, é seguindo a rota da Estrada Real. Ela faz parte de um projeto turístico que o governo vem estruturando e pode ser percorrida de bicicleta, de carro, etc. Existe, inclusive, um roteiro detalhado feito pelo Instituto Estrada Real, que ajuda você a montar todo o itinerário (com dicas de paradas, hospedagem e alimentação) de acordo com o interesse: http://www.estradareal.tur.br/”
Partindo daí, a HELOISA BOLSONI comenta “minha dica preciosa é o passeio de trem que vai até Mariana”. A BABYA MONIQUE deu mais detalhes “O que eu achei mais especial é a Estação Ferroviária porque o passeio de Maria Fumaça é lindo devido a vegetação e a cachoeira lindíssimos com uma vista perfeita e a acabará lá em Mariana.” E a MARIANA ALBERTI arremata o assunto “leva uma hora mais ou menos e tem todos os dias pela manha. Um passeio muito bonito, sente do lado direito do trem na ida, pois passa por algumas minas e por algumas cachoeiras. Chegando em Mariana vá visitar as igrejas Catedral da Sé, Igreja de São Francisco de Assis e Igreja de N. Sra do Carmo.”
Outra coisa importante é o fato de que Ouro Preto não se resume ao centro histórico. Ao todo são 13 distritos. A dubber CAROLINA ARAUJO recomenda que “vá a Santo Antônio do Salto e Lavras Novas, que são cidades do Distrito de Ouro Preto e ricas em beleza natural. Se você gosta de cachoeiras, essas cidades são extraordinárias. Existem passeios diários saindo de Lavras Novas para Santo Antônio do Salto, em torno de R$ 70 o passeio que dura o dia todo e está incluso o almoço neste valor. Se você quiser experimentar a comida mineira, peça uma galinha caipira nesse passeio!”
Por essas e por outras, Ouro Preto merece um tempo de dedicação. A recomendação dos dubbers é passar entre três a quatro dias no local. Se puder ficar mais, melhor, o que fazer não vai faltar.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Joanna Gomes comentou 9 anos atrás
Adorei as suas dicas foram mesmo complementares. Agora só falta quem vai me dar umas dicas sobre hospedagem barata e legal. Vlw.
Mayara Castro comentou 9 anos atrás
Ficou super legal a compilação das dicas!! Meu coração pertence a essa cidade! Ótimas as fotos também, Fernando! :)
Fernando Palacios comentou 9 anos atrás
Joanna Gomes, aqui tem de tudo, desde hotel 5 estrelas até hostels e repúblicas. Depende muito do intuito. No caso de pousadas e hotéis, recomendo o site portaldohotel que tem os melhores preços. Uma indicação mais específica é a posada Abigail Condé, onde estou hospedado, que tem uma das vistas mais incríveis da cidade por US$ 30 dólares a diária.
Fernando Palacios comentou 9 anos atrás
Mayara, eu que agradeço a sua resposta à pergunta :D