Depois que eu larguei tudo... Como tirar o visto de turista para a Austrália


  Austrália  1755 visualizações

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino adicionou foto de Austrália Foto 1Depois de morar um ano na Nova Zelândia, como já estava do outro lado do mundo, decidi passar dois meses na Austrália, como turista, viajando e fazendo trabalho voluntário. Diferente da Nova Zelândia, brasileiros que desejem visitar a terra dos cangurus precisam pedir visto com antecedência, porém o procedimento é super simples e pode ser feito online, no site do departamento de imigração da Austrália.

O visto  de turista é o subclasse 600, que tem validade por 12 meses, sendo que o viajante pode permanecer três meses no país a cada visita ao longo de um ano. Se os seus planos não são de apenas passear por aqui, e, por exemplo, você quiser estudar por mais de 14 semanas no país, não pode simplesmente solicitar o visto de estudante estando na Austrália, por isso, planeje bem a viagem. O visto de estudante para brasileiros deve ser aplicado com o solicitante fora das terras australianas.

O primeiro passo para a aplicação do visto é acessar o site do departamento de imigração e fazer o seu cadastro. Caso você tenha dificuldade para entender as informações em inglês, peça ajuda de alguém na hora de responder às questões. Você vai receber por e-mail seus dados de cadastro, com os quais deve fazer o login e selecionar o visto de interesse, no caso, o Visitor Visa Subclass 600. Você acessará, então, o formulário de solicitação do visto.

Basicamente, você precisará informar seus dados pessoais, do passaporte, situação profissional no Brasil, motivo e duração da viagem, se está indo sozinho, se tem parentes ou amigos na Austrália, indicar quem vai arcar com os gastos da viagem, além de responder a uma série de perguntas de segurança, sobre histórico criminal, etc. Depois de preenchido o formulário, você será encaminhado para a página de pagamento, de AU$ 135, que pode ser feito com cartão de crédito internacional. Recomendo você tirar o visto quando tiver com os planos concretos de viajar à Austrália, pois o visto é válido por 12 meses contados a partir da aprovação.

Feito o pagamento, você pode - e deve - anexar documentos que suportem as informações colocadas no formulário. Os obrigatórios são: passaporte, certidão de nascimento e foto 3x4. Eu acrescentei ainda um extrato das minhas economias e contrato de trabalho que provava minha ocupação, também anexei minha passagem aérea de saída da Austrália. E voilà, é só aguardar a resposta por e-mail com o e-visa, que será o seu visto de entrada para a Austrália. O meu levou cerca de sete dias para sair, mas uma amiga solicitou na semana passada e a resposta - positiva - veio em menos de uma hora. O prazo estimado são de 10 dias úteis.

Antes de embarcar para a Austrália, com pelo menos 10 dias de antecedência, tome a vacina contra Febre Amarela e peça o certificado internacional emitido pela Anvisa. Lembre-se de ter em mãos comprovação de fundos para a viagem, seguro viagem e passagem de saída do país. Nas minhas três vindas à Austrália, não precisei mostrar esses documentos, mas o agente de imigração pode solicitá-los. Fui questionada, sim, sobre meus planos durante a viagem, tempo que permaneceria na Austrália, local de hospedagem e minha profissão.

Minha última dica é limpar os calçados antes de colocá-los na mala, principalmente botas usadas para trilhas. A fiscalização sobre a entrada de terra proveniente de outros países é bem rígida.

Se você quiser mais informações sobre a Austrália, acesse o meu blog: www.jornalistaitinerante.com  

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Austrália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.