Depois que eu larguei tudo... Cinco cenários de filmes para visitar na Nova Zelândia


  Nova Zelândia  5342 visualizações

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino adicionou foto de Nova Zelândia Foto 1Eu já contei nas colunas anteriores que quando escolhi a Nova Zelândia como destino para o plano "largar tudo" não sabia muito sobre o país. Tinha alguma ideia sobre a localização, mas nada muito além disso. Acredito que essa falta de conhecimento sobre a terra dos vulcões e esportes radicais não se restringe só a mim, pois ao longo de um ano foram várias as vezes em que ouvi "como está aí na Austrália?". A Nova Zelândia tem paisagens supreendentes, que vão de praias paradisíacas, a florestas de mata fechada, vulcões e picos nevados, toda essa variedade em uma porçãozinha de terra. Não é à toa que o país foi cenário para filmes e séries famosos.

O diretor Peter Jackson, neozelandês, gravou a trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit lá. As produções As Crônicas de Nárnia, O Último Samurai (em New Plymouth) e a série clássica Xena a Princesa Guerreira também tiveram locações no país. Todos os lugares valem uma visita e se você for fã do filme, o passeio fica ainda mais emocionante. Entre as paisagens usadas nas cenas de O Senhor dos Anéis, está o vulcão Mount Doom, localizado no Parque Nacional Tongariro - Patrimônio da Humanidade - e acessível por uma trilha de 20 quilômetros entre subidas e descidas.

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino adicionou foto de Nova Zelândia Foto 2Fazer a trilha conhecida como Tongariro Alpine Crossing foi a experiência mais incrível da minha vida. Foram mais de sete horas de caminhada, surpreendidas ora por lagos cor de esmeralda, ora por vistas incríveis da cadeia de vulcões. Para fazer a travessia, é imprescindível levar alimento, água e roupas apropriadas para chuva e vento - o tempo muda de uma hora para outra. Da entrada do parque, na State Highway 48, Mt Ruapehu, partem ônibus até o início da trilha pela manhã, e a tarde os mesmos veículos levam passageiros do final da travessia até a entrada do parque novamente. O caminho é todo demarcado e conta com dois banheiros. O parque fica próximo a Turangi, a 300 quilômetros ao norte de Wellington.

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino adicionou foto de Nova Zelândia Foto 3Já no sul do país, está outro ponto usado para gravação de cenas de O Senhor dos Anéis. Em Glenorchy, é possível avistar as encostas do Mount Earnslaw, exibidas nas produções. A vila fica próxima a Queenstown e é acessível de carro, em uma viagem ao longo do Lake Waikatipu, de aproximadamente 45 minutos. A estrada leva também a Paradise, onde Peter Jackson gravou mais cenas para a trilogia. O trajeto combina floresta com árvores gigantes e mata fechada, trechos do rio Jordan cortando a estrada e clareiras onde a vegetação é rasteira e dourada.

A vida de moradores de uma cidade mudou completamente depois das gravações de O Hobbit. Matamata, a pouco mais de 200 quilômetros de Auckland, ganhou um set de filmagens chamado Hobbiton, principal atração turística da região.  São 44 casinhas de Hobbit, salão de festa e a famosa The Green Dragon, tudo como é exibido no filme, para quem quiser visitar. O set foi construído na fazenda da família Alexander e o tour guiado, de cerca de duas horas, custa NZ$ 75 (adultos), NZ$ 37,50 (10 – 14 anos), NZ$ 10 (5 – 9 anos). Em Hobbiton, 95% do set é natural e apenas uma árvore, a gigante que fica acima da Bag End, é artificial.

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino adicionou foto de Nova Zelândia Foto 4O diretor Andrew Adamson escolheu uma praia com arco formado por rochas para ser parte do reino de Nárnia, em As Crônicas de Nárnia. A praia Cathedral Cove, fica na península de Coromandel, a cerca de três horas e meia de Auckland. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha íngreme por cerca de 40 minutos partindo de Hanei. Cathedral Cove é simplesmente fantástica: isolada, tranquila, selvagem e banhada por águas cristalinas - e geladas, é claro. A praia é um ponto ótimo para a prática de snorkel também.

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino adicionou foto de Nova Zelândia Foto 5Nos arredores de uma das praias mais famosas da região de Auckland, Piha, foram gravadas cenas da série famosa dos anos 1990 Xena, a Princesa Guerreira. O Parque Regional Waitakere e as praias Piha, Muriwai e Karekare - famosas por conta do surf - apareceram constantemente como cenário da produção. O lago Wainamu e o córrego Waiti também foram usados como palco de gravações. O trajeto de carro até o parque leva cerca de 40 minutos partindo de Auckland, porém, existem várias trilhas que levam às diferentes praias e pontos turísticos. O local disponibiliza espaço para acampamento com banheiros e água aos visitantes.

Se quiser mais informações sobre lugares para visitar na Nova Zelândia, acesse meu blog: www.jornalistaitinerante.com

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho comentou 8 anos atrás

em 2012 qnd fui para nova zelandia, passei por mata mata mas nao foi nas casas do hobbits, porem alguns amigos foram e falaram q foi muito sem graça, umas vez q nao estava com flores e nem nada. apenas alguns tapumes brancos :(

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino comentou 8 anos atrás

Ah, poxa vida, Ricardo! Quando eu fui lá, adorei! E olha que nem sou tão fã assim dos filmes. Mas achei tudo tão bonito, bem feito e real... tenho mais fotos de lá, se quiser dar uma olhada: http://jornalistaitinerante.com/blog/2014/12/27/hobbiton-voltei-a-terra-media-de-o-senhor-dos-aneis-e-o-hobbit-nesse-passeio/

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Nova Zelândia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.