Depois que eu larguei tudo... Cinco cenários de filmes para visitar na Nova Zelândia
Eu já contei nas colunas anteriores que quando escolhi a Nova Zelândia como destino para o plano "largar tudo" não sabia muito sobre o país. Tinha alguma ideia sobre a localização, mas nada muito além disso. Acredito que essa falta de conhecimento sobre a terra dos vulcões e esportes radicais não se restringe só a mim, pois ao longo de um ano foram várias as vezes em que ouvi "como está aí na Austrália?". A Nova Zelândia tem paisagens supreendentes, que vão de praias paradisíacas, a florestas de mata fechada, vulcões e picos nevados, toda essa variedade em uma porçãozinha de terra. Não é à toa que o país foi cenário para filmes e séries famosos.
O diretor Peter Jackson, neozelandês, gravou a trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit lá. As produções As Crônicas de Nárnia, O Último Samurai (em New Plymouth) e a série clássica Xena a Princesa Guerreira também tiveram locações no país. Todos os lugares valem uma visita e se você for fã do filme, o passeio fica ainda mais emocionante. Entre as paisagens usadas nas cenas de O Senhor dos Anéis, está o vulcão Mount Doom, localizado no Parque Nacional Tongariro - Patrimônio da Humanidade - e acessível por uma trilha de 20 quilômetros entre subidas e descidas.
Fazer a trilha conhecida como Tongariro Alpine Crossing foi a experiência mais incrível da minha vida. Foram mais de sete horas de caminhada, surpreendidas ora por lagos cor de esmeralda, ora por vistas incríveis da cadeia de vulcões. Para fazer a travessia, é imprescindível levar alimento, água e roupas apropriadas para chuva e vento - o tempo muda de uma hora para outra. Da entrada do parque, na State Highway 48, Mt Ruapehu, partem ônibus até o início da trilha pela manhã, e a tarde os mesmos veículos levam passageiros do final da travessia até a entrada do parque novamente. O caminho é todo demarcado e conta com dois banheiros. O parque fica próximo a Turangi, a 300 quilômetros ao norte de Wellington.
Já no sul do país, está outro ponto usado para gravação de cenas de O Senhor dos Anéis. Em Glenorchy, é possível avistar as encostas do Mount Earnslaw, exibidas nas produções. A vila fica próxima a Queenstown e é acessível de carro, em uma viagem ao longo do Lake Waikatipu, de aproximadamente 45 minutos. A estrada leva também a Paradise, onde Peter Jackson gravou mais cenas para a trilogia. O trajeto combina floresta com árvores gigantes e mata fechada, trechos do rio Jordan cortando a estrada e clareiras onde a vegetação é rasteira e dourada.
A vida de moradores de uma cidade mudou completamente depois das gravações de O Hobbit. Matamata, a pouco mais de 200 quilômetros de Auckland, ganhou um set de filmagens chamado Hobbiton, principal atração turística da região. São 44 casinhas de Hobbit, salão de festa e a famosa The Green Dragon, tudo como é exibido no filme, para quem quiser visitar. O set foi construído na fazenda da família Alexander e o tour guiado, de cerca de duas horas, custa NZ$ 75 (adultos), NZ$ 37,50 (10 – 14 anos), NZ$ 10 (5 – 9 anos). Em Hobbiton, 95% do set é natural e apenas uma árvore, a gigante que fica acima da Bag End, é artificial.
O diretor Andrew Adamson escolheu uma praia com arco formado por rochas para ser parte do reino de Nárnia, em As Crônicas de Nárnia. A praia Cathedral Cove, fica na península de Coromandel, a cerca de três horas e meia de Auckland. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha íngreme por cerca de 40 minutos partindo de Hanei. Cathedral Cove é simplesmente fantástica: isolada, tranquila, selvagem e banhada por águas cristalinas - e geladas, é claro. A praia é um ponto ótimo para a prática de snorkel também.
Nos arredores de uma das praias mais famosas da região de Auckland, Piha, foram gravadas cenas da série famosa dos anos 1990 Xena, a Princesa Guerreira. O Parque Regional Waitakere e as praias Piha, Muriwai e Karekare - famosas por conta do surf - apareceram constantemente como cenário da produção. O lago Wainamu e o córrego Waiti também foram usados como palco de gravações. O trajeto de carro até o parque leva cerca de 40 minutos partindo de Auckland, porém, existem várias trilhas que levam às diferentes praias e pontos turísticos. O local disponibiliza espaço para acampamento com banheiros e água aos visitantes.
Se quiser mais informações sobre lugares para visitar na Nova Zelândia, acesse meu blog: www.jornalistaitinerante.com
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Ricardo Carvalho comentou 9 anos atrás
em 2012 qnd fui para nova zelandia, passei por mata mata mas nao foi nas casas do hobbits, porem alguns amigos foram e falaram q foi muito sem graça, umas vez q nao estava com flores e nem nada. apenas alguns tapumes brancos :(
Jornalista Itinerante - Thaís Sabino comentou 9 anos atrás
Ah, poxa vida, Ricardo! Quando eu fui lá, adorei! E olha que nem sou tão fã assim dos filmes. Mas achei tudo tão bonito, bem feito e real... tenho mais fotos de lá, se quiser dar uma olhada: http://jornalistaitinerante.com/blog/2014/12/27/hobbiton-voltei-a-terra-media-de-o-senhor-dos-aneis-e-o-hobbit-nesse-passeio/