De Monterey a Carmel pela 17-Mile Drive
Um pouco sobre Pebble Beach e a 17-Mile Drive
A 17-Mile Drive é uma estrada cênica que inicia no Pacific Grove Gate e passa no interior do condomínio de Pebble Beach, contornando toda a península de Monterey, na Califórnia. Lá dentro, há vistas maravilhosas da costa, campo de golfe, mansões e uma vegetação bastante diversificada. Como a estrada passa no interior do condomínio de Pebble Beach, quem não é morador deve pagar uma espécie de pedágio para passar por ali. Como o próprio nome diz, esse trecho possui 17 milhas (cerca de 27km) e possui inúmeros pontos de parada para contemplar a paisagem. Há quatro entradas para a 17-Mile Drive, sendo uma na California State Route 1 e as outras em Carmel e em Pacific Grove.
Nas vezes em que estive por lá, fiz o caminho a partir de Monterey, pois depois desci a costa até chegar a Los Angeles. Aliás, se for fazer a costa da Califórnia de carro, procure fazer no sentido San Francisco – Los Angeles. É muito mais interessante, pois a maioria dos mirantes e principais parques ficam de frente para o mar. Se fizer o trajeto no sentido Los Angeles – San Francisco, também é possível parar nesses lugares, mas se houver muito movimento na estrada, pode se tornar perigoso fazer o retorno em alguns trechos.
Se estiver em Monterey e quiser entrar na 17-Mile Drive, basta colocar no GPS o endereço 17 Mile Dr, Del Monte Forest, CA 93950 para chegar ao Pacific Grove Gate. Quem parte do Monterey Bay Aquarium, deve seguir pela David Ave, dobrar à esquerda na Sunset Dr e, após algumas curvas, virar à esquerda na 17 Mile Dr, seguindo a rua até encontrar o Pacific Grove Gate.
O valor do pedágio para entrar na 17-Mile Drive pode variar de acordo com o período que você estiver lá. Em junho de 2016, paguei USD9,75 por carro. Ao pagar, você receberá um pequeno mapa contendo todos os principais pontos de parada na estrada.
Foto retirada do site: hotelcaliforniablog.com
Principais paradas
- Spanish Bay
Para a maioria dos turistas, este é o primeiro local de parada na 17-Mile Drive. Ali, em 1769, o explorador espanhol Don Gaspar de Portolá e toda a sua tripulação acamparam enquanto exploravam a baía de Monterey.
- Restless Sea
Neste local, como o próprio nome diz, o oceano parece estar sempre agitado. Esse movimento do mar faz com que as algas e outros alimentos da vida marinha local venham para a superfície.
- Point Joe
Diz a história que os exploradores europeus que chegavam na costa da Califórnia colidiam suas embarcações nestas rochas. Isso porque ficavam confusos e pensavam que estavam entrando na baía de Monterey.
- China Rock
Esse local possui esse nome porque, entre o fim do século XIX e o início do século XX, pescadores chineses construíram suas casas em meio às pedras.
- Bird Rock
Nessa pedra, você poderá ver inúmeros pássaros da região, bem como leões marinhos nadando ao redor. Nesta parada, aproveite para utilizar o único banheiro da 17-Mile Drive.
- Fanshell Overlook
Nessa praia de areias brancas, as focas retornam durante a primavera para cuidar dos filhotes. Justamente por isso, esta praia fica fechada de 1º de abril a 1º de junho.
- Cypress Point Lookout
Ali, é possível observar a imensidão do Oceano Pacífico. Nessa região, a estrada passa pela Del Monte Forest of Monterey Cypress Trees, que é uma floresta formada por árvores “Cypress”, muito comuns na região. Ao todo, são cerca de 2.300 hectares de área da floresta e um pedaço dela é possível de ser contemplado deste mirante.
Diz a história que, em 1542, o explorador Cabrillo chamou esta vista de “Cabo de Nieve”, para descrever o horizonte à sua frente. Nesta época, as espécies de Cypress estavam quase extintas, porém foram replantadas ao longo dos anos. Em 1774, Tomás de la Peña, então, deu o nome de “Cypress Point”, que acabou se tornando oficial em 1967.
- Crocker Gove
Nesse local, ainda é possível ver diversos tipos das árvores Cypress, dentre elas a mais larga e também a mais antiga de Monterey. Esse lugar foi chamado assim porque Charles Crocker foi quem financiou a 17-Mile Drive, no ano de 1881.
- Lone Cypress
Este é o meu local preferido ao longo de toda a 17-Mile Drive. A Lone Cypress é uma árvore com mais de 250 anos de idade e está cravada em uma rocha, bem de frente para o oceano. Vale lembrar que durante estes 250 anos, aquela pequena árvore enfrentou tempestades e ventos, porém manteve-se firme. Hoje, cercas e cabos a protegem, com a esperança de que viva ainda mais uns anos… Essa imagem é o símbolo da Pebble Beach Company, que é dona desses vários hectares da Del Monte Forest.
Curiosidade: essa espécie de árvore pode atingir vinte metros de altura e viver cerca de 300 anos. Devido à sua popularidade, ela foi plantada em várias regiões da Califórnia e do mundo, o que a salvou da extinção.
- Ghost Tree
É basicamente uma árvore torta, que parece ter saído de um desenho animado.
- Pescadero Point
Essa é a última parada antes de chegar na Cidade de Carmel. É um mirante que permite contemplar a baía de Carmel e a costa Stillwater Cove.
Informações importantes
Preste bastante atenção ao mapinha que você vai ganhar na entrada da Pebble Beach, pois os pontos de parada são muito próximos uns dos outros. No verão, deve-se ter paciência para estacionar em alguns locais, que podem estar com bastante turistas. Percorra a 17-Mile Drive com calma e não desperdice nenhum ponto de parada, pois todos são únicos e lindos!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Eliane Souza comentou 8 anos atrás
Uau!!!
Marcos Arata comentou 8 anos atrás
Muito show!! Também passei pela 17 mile drive e vale muito a pena mesmo! Ótimas fotos! :-)