Conhecendo o Uruguai: roteiro, custos, algumas dicas e minhas impressões


  Uruguai, Punta del Este, Colonia del Sacramento, Montevideo, América do Sul  4979 visualizações

Já fazia um bom tempo que eu tava querendo conhecer esse país vizinho. E naquela coisa de "está tão perto, uma hora eu vou", fui adiando... até poucos meses atrás, quando finalmente coloquei o planejamento (começado lá em 2015!!!) em prática.

Sem enrolação, começo dizendo que adorei o Uruguai. Fiquei apenas 7 dias por lá, mas queria mais! Ouvi tantos comentários dizendo que "bastam 3 ou 4 dias... 10 é mais que suficiente" e hoje posso dizer que discordo hahaha. Claro, isso depende muito do tipo de viagem de cada um. Em uma semana dá sim pra conhecer várias coisas e cidades. Mas achei o clima do país tão bom, que poderia ficar muito mais, só pra aproveitar a vibe, sabe? Seja lá quantos dias disponíveis você tiver, vale a visita! =)

Segunda coisa que tanto ouvi antes de ir pra lá: "é muito caro!!!". Nisso, tenho que concordar. Principalmente alimentação: é caro! Constatei isso quando paguei o equivalente a 50 reais em um misto + um frapuccino numa padaria qualquer, super simples, em Punta del Este. Sério, eu pensava e fazia mil contas antes de entrar num café ou restaurante simples... Bom, preciso dizer que meu estilo de viagem é mochileiro mesmo, que procura baratezas e vai com cash contado! Que leva o cartão de crédito pra usar só em casos de emergência/ imprevistos... ;)

Vanessa Barreto adicionou foto de Uruguai,Punta del Este,Colonia del Sacramento,Montevideo,América do Sul Foto 1

Meu lanchinho de R$ 50tão! Primeiro susto em Punta del Este... hahaha

Agora, algo que não lembro de ter ouvido/lido em nenhum lugar antes de ir, mas percebi chegando lá: as pessoas - falando principalmente quem te atende no comércio/ serviços - não são lá muito prestativas. Parece que te fornecem informações básicas, respondem ao que você pergunta, educadamente, mas sem se preocupar muito se você tá entendendo ou não. Digo, sabe aquele esforço de fazer o estrangeiro entender o que foi perguntado? Então, senti falta. E olha, eu moro em Curitiba - cidade famosa pelas pessoas "frias"... hahaha. Claro, isso não é regra. Encontrei também pessoas super prestativas, mas, especialmente em Punta del Este, a "secura" nas respostas e falta de sorrisos no rosto (talvez?) me chamaram atenção. Enfim, foram minhas impressões... 

Sobre o roteiro, dividi os 7 dias da minha viagem da seguinte forma:

Punta del Este: dia da chegada + 2 dias

A ideia era visitar também outras cidades do litoral, como José Ignácio e Piriápolis, mas tivemos um imprevisto ainda na saída do Brasil - o vôo da minha amiga foi cancelado e ela levou 1 dia a mais pra chegar lá =/ Além disso, um dos dias em Punta foi só de chuva. No dia "bom" e inteiro que nos restou, decidimos explorar Punta mesmo e esticar até Punta Ballena, pra conhecer a Casapueblo.

Vanessa Barreto adicionou foto de Uruguai,Punta del Este,Colonia del Sacramento,Montevideo,América do Sul Foto 2

Como decidimos explorar Punta del Este e esticar até Casapueblo (sim, tem doido pra tudo, né? hehehe)

Montevidéu: 2 dias e meio

No 1º dia, ficamos basicamente na cidade velha. Fomos ao mercado do porto, às praças principais e fizemos um free walk tour por ali (recomendo muito!!) com a "Curioso Free Tour".

No 2º dia, passeamos pela praça Biarritz, onde tava rolando uma feirinha de artesanatos, roupas e comida (era sábado). Almoçamos no Mirador Panorâmico da cidade e à tarde fizemos outro free tour, com a mesma agência, no bairro de Punta Carretas. Foi bem bacana!

Vanessa Barreto adicionou foto de Uruguai,Punta del Este,Colonia del Sacramento,Montevideo,América do Sul Foto 3

Vista do Mirador da Cidade

No 3º dia, pela manhã, conhecemos o Parque Rodó onde também estava acontecendo uma feirinha (parecida com a Biarritz). Nas duas feirinhas, dá pra perceber que o pessoal local vai mesmo. Não é só pra turista. Fizemos um lanche na rodoviária, já de saída pro próximo destino...

Vanessa Barreto adicionou foto de Uruguai,Punta del Este,Colonia del Sacramento,Montevideo,América do Sul Foto 4

Parque Rodó, num domingo lindo!

Colônia del Sacramento: 1 dia (com pernoite)

Chegamos em Colônia 17:30h, em tempo de fazer check-in no hostel e procurar um lugar pra ver o pôr-do-sol tão recomendado! Deu tudo certo. Só que, na hora "H", algumas nuvenzinhas no horizonte tentaram se exibir mais que o sol, por assim dizer... hahahahaha mas, valeu. 

Caminhar por Colônia pela primeira vez, sem parar em cada esquina fofa e tirar mil fotos, é uma missão quase impossível (pelo menos pra mim foi!). Cada olhada merece um registro, de tão lindos cenários que vemos. Cada janelinha, luminária, porta velha... S2 ai ai

Vanessa Barreto adicionou foto de Uruguai,Punta del Este,Colonia del Sacramento,Montevideo,América do Sul Foto 5

O charme de Colônia está nos detalhes... e no todo! 

Montevidéu: 1 dia

Esse último "dia" em Montevidéu foi, na verdade, uma noite e uma manhã corridinha, já que decidimos ficar em Colônia o máximo que deu! hehehe. Desta vez, nos hospedamos em Pocitos, pertinho daquele letreiro da cidade. Então, exageradas que somos, fomos lá à noite, pra vê-lo iluminado, e no outro dia de manhã, pra tirar mais fotos =D

Ainda sobrou um tempinho pra gastar os últimos pesos com alfajor e vinhos num mercado enorme (Tienda Inglesa), dentro do Montevideo Shopping.

Voltei pra casa encantada com o Uruguai. Pensando que Montevidéu parece uma cidade ótima pra se morar. Com vontade de voltar outras vezes, talvez no outono/ inverno, pra ver a cidade com outra "cara", que deve ser igualmente linda!

Vanessa Barreto adicionou foto de Uruguai,Punta del Este,Colonia del Sacramento,Montevideo,América do Sul Foto 6

Algumas informações práticas durante minha passagem pelo Uruguai (fev/2018):

  • Câmbio: o real variou de 7 a 8,7 pesos uruguaios
  • Transporte entre cidades: bus, funciona muito bem - mas, preste atenção no nº do "coche" do seu bilhete ou correrá o risco de viajar em pé!! (Isso mesmo, em pé, minha gente!!). Isso parece muito normal por lá...rs. Os motoristas e seus "ajudantes" não prestam muito atenção não. É bom ficar de olho.
  • Transporte em Montevidéu: usamos muito o bus comum. O app "Cómo Ir" da prefeitura de Montevidéu ajuda muito a saber quais buses pegar e onde. Mas, preste atenção que ele só funciona se estiver online! O que eu fazia: pesquisava no hostel (ou onde tinha wi-fi free) e dava prints das telas com resultados, pra poder consultar sempre que necessário. E também ia acompanhando o trajeto pelo google maps (salvo previamente no meu cel pra consulta offline) >> isso aliás é uma óóótima ferramenta pra se localizar e pesquisar coisas quando se está viajando!
  • Orçamento: viajei com R$ 1500,00 e voltei com uns trocados ainda... o/ Com esse dindin, paguei praticamente todas as hospedagens (só 2 noites já estavam faturadas previamente no meu cartão), alimentação, passeios, transportes e uns poucos souvenirs. Lembrando: estilo barateza de viagem! hehehe 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

andrea elias

andrea elias comentou 4 anos atrás

Oii,estive na Colônia Sacramento tem 2 semanas,e como vc, fiquei com uma vontade imensa de ficar mais, pois fui numa sexta-feira a tarde,pelo Colônia Express,e fiquei apaixonada! Aproveitando que estava em Buenos Aires,quis esticar em Sacramento e amei! Adorei seu texto e como vc,quero uma semana ou mais no Uruguai! Bju

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Uruguai, Punta del Este, Colonia del Sacramento, Montevideo, América do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.