Circuito báltico.
Há muito tempo, eu e mais dois colegas pensávamos percorrer um pouco além do dito Leste Europeu (hoje Europa Central-Eurasia). Na verdade, queríamos conhecer alguns países da ex União Soviética e, por que não, a Polônia. De início, queríamos fazer as capitais e os interiores. Mas, durante a pesquisa, decidimos, para uma primeira passagem por eles, apenas as capitais (exceto Polônia e Rússia). Cada uma delas tem uma característica marcante em sua arquitetura, história e beleza. Além disto, pesou na escolha ficarmos mais dias em cada cidade, pois apesar de parecer tudo igual ´TUDO É MUITO DIFERENTE. Esta foi uma das viagens mais incríveis que já fiz.
Época da viagem: setembro/16 (26 dias).
Roteiro
- Cracóvia: 4 noites. Conhecemos a cidade e visitamos Auschwitz-Birkenau e aMina de Sal (Wieliczka);
- Varsóvia: 3 noites. A cidade é muito linda, tem muito o que conhecer sobre a história do país;
- Vilnius: 3 noites. Um dos maiores centros históricos em estilo barroco da Europa. Surpreendente, pois pudemos apurar bem os costumes e as diferenças em relação à Rússia. Vale muito o passeio até Trakai;
- Riga: 4 noites. É uma das cidades mais belas que conheci. Pensamos em 4 noites para também ir à Rundale e Parque Nacional de Gauja. Mas não sobrou tempo. A arquitetura ART NOUVEAU nos encantou;
- Tallin: 2 noites. Uma "tetéia" de cidade toda no estilo medieval;
- Saint Petersburgo: 4 noites. É ótimo iniciar uma viagem à Rússia por aqui. Muitos falam inglês, são simpáticos no atendimento e preparados para o atendimento. A cidade em si é ...;
- Moscou: 4 noites. Sempre tive um pouco de receio de ir à Moscou. Ouvia falar que o povo é "fechado", "preconceituoso", etc. Mas, foi uma grata surpresa. A cidade é LINDA, o povo é educado. No geral, falam pouco o inglês, parece que são tímidos ao serem abordados na rua. Às vezes pode daruma sensação de frieza.
Clima: sempre bom, com pouca chuva e frio. Chuva -St. Pet. Frio - Moscou(já quase outubro).
Moedas: Lituânia, Letônia e Estônia-euro. Polônia: Zloty. Rússia:rublo. Planejei a viagem a 70 euros/dia, com estadia, alimentação e atrações. Deu e sobrou. Estes países, com excessão da Rússia, ainda são muito baratos comparados ao resto da europa.
Deslocamento: foram de várias formas, sendo todos os tickets adquidos pela internet no Brasil.
- Cracóvia-Varsóvia: trem, Polrail Service - http://www.polrail.com/en ;
- Varsóvia-Vilnius: avião, LOT - http://www.lot.com/us/en/. Transfer "hotel": do próprio;
- Vilnius-Riga: ônibus Luxespress - https://luxexpress.eu/en .Transfer "hotel": táxi;
- Riga - Tallin: ônibus Luxespress. Transfer "hotel": táxi;
- Tallin - St. Petersburgo: ônibus Luxespress. Transfer "hotel":táxi. Obs: em St. Pet. tivemos um problema, pois o ponto de ônibus parecia tudo, menos uma rodoviária. Não havia local de troca de moeda, etc. Depois de algum tempo, negociamos com um motorista de táxi pagando em euro. Não foi caro pela distância, mas foi confusa a chegada;
- St. Petersburgo - Moscou: trem, pela Russian Trains - http://www.russiantrains.com/. Transfer "hotel": do próprio;
Hospedagem: fizemos todas as reservas pelo booking, com 6 meses de antecedência e, assim, a diária ficou em média 54 euros para 3 hóspedes. Não utilizamos "hotéis" e sim apartamentos, os quais recomendo. Eram ótimos em espaço e localização (próximo das atrações).
- Cracóvia: Fresh Apartments; Varsóvia: Old Town Apartment; Vilnius: Old Vilnius Apartments; Riga: RigaHome R. V?gnera 16 Apartment; Tallin: RigaHome R. V?gnera 16 Apartment; St. Pet.: Apartments on Isaakievskaya e Moscou:LikeFlat Apartment Old Arbat.
Comida: embora haja variações, a comida é muito parecida de um país para o outro. E ótima. Destaques para o pieroggi, (parece um raviole),sopas de beterraba,blini (= panquecas), peixes e frutos do mar (principalmente na Lituânia e Letônia), carnes de porco (cada país recebe um nome) e lógico o stroganoff (não parece o nosso, mas bem feito é delicioso). Bebe-se muita vodka, é claro, como um "shot" (são maravilhosas). E cervejas. Sempre que ia aos supermercados ficava de olho na marca que o povo do lugar mais comprava. Nunca me arrependi. E, com relação à comida, uma ótima opção é fazer o "supermercado" e se encher de "ovas de salmão (caviar), salmão defumado, fresco, pastas de camarão, ervas, etc. a preços "irrisórios" comparados aos nossos.
Fotos: como são muitas, vou postar apenas poucas de cada local...
Cracóvia:
Varsóvia- Centro Histórico
Vilnius - vista panorâmica
TrakaiRiga - Mercado, Vista Panorâmica e a Bela art noveau
Tallin
St.Petersburgo
Moscou
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Fernando Ceron comentou 8 anos atrás
Parabens pela viagem e roteiro, além de colaborar com o texto e as dicas. Valeu mesmo!!
sérgio giorni comentou 8 anos atrás
Obrigado, Fernando.
David Andrade comentou 8 anos atrás
Sensacional!!! Parabéns, já coloquei o texto nos meus favoritos!
Caio Martins comentou 8 anos atrás
Sergio parabéns pelo texto! Adorei! E as fotos ficaram muito massa! Sensacional! Moscou deve ser show!
Adrielle München comentou 8 anos atrás
incrível !!
Gustavo Ziehlsdorff comentou 8 anos atrás
Muito legal o texto. Obrigado pelas dicas, tenho que conhecer esses lugares algum dia.
Martha Sousa comentou 8 anos atrás
Sérgio, adorei. Com certeza servirá de base quando eu resolver me aventurar por estas bandas. Obrigada por compartilhar conosco. Abraços.
Thais Guimarães comentou 8 anos atrás
Super bacana e ótimas dicas! Conhece a Bielorrússia? Incluímos no nosso roteiro! Obrigada!!!