Acampar e conhecer a zona rural do Reino Unido é fácil -e às vezes gratuito


  Inglaterra  14971 visualizações

O Reino Unido foi palco da Revolução Industrial, tem em Londres uma das cidades mais modernas do mundo e é conhecido globalmente pelo ar cosmopolita. É claro que a vida urbana e repleta de agito atrai visitantes de todos os cantos do planeta, mas o turismo rural também é muito forte no interior da terra da Rainha.

São hotéis fazenda, campings e locais em que é possível se hospedar de graça em troca de algumas horas de trabalho, em meio a paisagens e campos verdes. Tudo isso fácil de chegar a partir de qualquer cidade britânica.

Conheça abaixo um pouco de cada modelo e aventure-se no jeito “british” de colocar o pé no mato.

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 1Foto: Divulgação/Shutterstock

Hotéis fazenda
Assim como há uma infinidade de hotéis fazenda no Brasil, no Reino Unido as ‘farm stay holidays’ também existem aos montes. E são vários os motivos para se hospedar em uma delas. Para começar, cada local tem sua particularidade: você, por exemplo, gosta mais de “goats” (cabras) ou de “sheeps” (ovelhas) para compor o cenário?

Mais interessante ainda é a oportunidade de aprimorar o vocabulário do inglês --afinal, a ideia é mergulhar em um universo completamente diferente do encontrado em zonas urbanas e, consequentemente, nos livros usados para aprender a língua. As palavras e situações que aparecerão certamente irão enriquecer o seu vocabulário.

Além disso, esses locais não dependem da idade do hóspede. Um casal jovem vai se sentir como criança ao coletar ovos de galinha, alimentar porcos e cuidar de cavalos. O mesmo para idosos, que podem apenas ficar ao ar livre e curtir a natureza. Não preciso nem falar da diversão para as crianças, né?

Selecionamos algumas regiões do Reino Unido conhecidas por seus hotéis fazenda.

Kent Farm Stay: Kent, no sudeste da Inglaterra, fica em uma região conhecida como Garden of England, famosa pela produção de alimentos e clima moderado. Lá é possível optar por um bed & breakfast, self-catering cottage (apartamento independente) ou glamping (espécie de acampamento com glamour). Conheça mais aqui.

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 2
Foto: Divulgação

Sgriob-ruadh Farm, Tobermory, Isle of Mull: A família Reade produz queijos desde 1982 na Sgriob-ruadh Farm. Em 2000, eles aumentaram a parte dos laticínios e transformaram a antiga área em hospedagens para turistas. Seus quartos abrigam de duas a seis pessoas e são equipados com fogão à lenha, piscinas e saunas. Mas o ponto alto continua sendo a produção de queijos. As crianças se divertem tirando leite de vaca. A partir de £ 375 por semana.

Nettlecombe Farm, Isle of Wight: Alpacas, renas, cabras, galinhas, gansos, pavões e muitos outros animais tornam essa fazenda um local ideal para quem quer contato com a natureza. Existem três lagos para pesca, rotas de bicicleta e áreas de caminhada. Para dormir, há apartamentos independentes de vários tamanhos. A partir de £ 300 por semana.

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 3Foto: Divulgação

Yorkshire Dales National Park: Uma das regiões mais privilegiadas em termos de natureza no Reino Unido é o Yorkshire Dales National Park, no norte da Inglaterra. O visual alterna entre o selvagem e o idílico, com penhascos, cavernas, vales, cachoeiras, florestas. A marca do homem, que há séculos povoa a região, está presente em casas de alvenaria, estábulos, fenos. O entorno do parque é cheio de hotéis fazenda de todos os tipos, tamanhos e preços para aproveitar esse cenário. Confira aqui.

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 4Foto: Divulgação

Wwoof
O World Wide Opportunities on Organic Farms é uma organização que permite a moradores e turistas do Reino Unido trocar trabalho por hospedagem e comida.

O nome já dá a ideia de ‘uuuuufa’. A vida corrida e agitada das metrópoles passa longe em uma Wwoof. Apesar de ter que trabalhar e fazer atividades que demandam energia, o contato tão próximo com a natureza ajuda a aplacar o estresse, sem se preocupar em gastar com hotéis e alimentos.

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 5
Foto: Divulgação

O movimento surgiu em 1971 com Sue Coppard, que se frustrou com a vida nas cidades e precisava desesperadamente encontrar um refúgio no campo, onde comprou um terreno. Ela teve a ideia de aceitar “trabalhadores sem conhecimento técnico mas com força de vontade”, que podiam fazer a permuta.

Deu muito certo. Hoje o Wwoof recebe pessoas de todas as idades e de várias nacionalidades. Há quem foi atingido pela recessão econômica e aqueles simplesmente desencantados com a sociedade de consumo. Tanto anfitriões quanto hóspedes precisam se cadastrar no site. E o Wwoof se espalhou para o mundo: há unidades no Brasil, Estados Unidos, dentre outros países.

Em comum a todos, a alegria em conhecer novas pessoas e aprender sobre um mundo novo. No caso de estrangeiros, uma ótima maneira de praticar inglês.  

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 6Foto: Divulgação

Acampamentos 
Outra coisa fora do nosso radar quando pensamos no Reino Unido são lugares para acampar. Mas a ilha tem paisagens de tirar o fôlego em meio a parques e áreas verdes ideais para passar a noite em uma barraca.

É claro que acampar nem sempre é a melhor opção quando a viagem é curta. Mas em uma temporada mais longa ou mesmo em um intercâmbio, a prática pode ser uma maneira de conhecer um Reino Unido até então ignorado. Se os equipamentos forem um problema, afinal é difícil transportá-los no avião, tire essa ideia da cabeça: é possível alugá-los no país.  

O Cleadale Campsite, na Isle of Eigg, em Inner Hebrides, é um acampamento que inspirou nada mais nada menos que J.R.R. Tolkien a criar a Terra Média de “O Senhor dos Anéis”. Todas as instalações por lá são simples, mas a imensidão dos campos e a beleza das montanhas ao fundo valem a pena.

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 7Foto: Divulgação

Outro muito procurado é o Ayr Holiday Park, em St. Ives, próximo à tradicional região pesqueira de Cornish. Conta com uma vista realmente bonita da praia, que também atrai muitos surfistas em busca de areia, mar e pôr do sol. As instalações são bem avaliadas, com área para crianças, salão de jogos, e banhos quentes.

David Andrade adicionou foto de Inglaterra Foto 8Foto: Divulgação

Neste site você consegue encontrar outros locais.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Inglaterra,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.