A praia mais linda do Ceará - e não é Jericoacoara!


  Ceará, Praia de Ponta Grossa (Icapuí)  11405 visualizações

Lua Santos adicionou foto de Ceará,Praia de Ponta Grossa (Icapuí) Foto 1

Pois é, se você pensa em praia bonita no Ceará e já lembra logo de Jericoacoara, talvez seja hora de rever seus conceitos! Sim, a praia de Jeri é absolutamente linda, suas águas calmas, as lagoas de águas claras, a Duna do Pôr do Sol... Impossível descrever com palavras toda a beleza que Jeri tem...

Mas, é um destino essencialmente turístico - brincamos que é praia para turista e não para cearense ver. E como tal, tem seus problemas como superlotação e degradação das reservas naturais. Sabiam que a Duna do Pêr do Sol tinha 60 metros de altura nos anos 80? E a cada ano que passa ela diminui devido à exploração dos recursos ao redor e do excesso de pessoas por lá...

Lua Santos adicionou foto de Ceará,Praia de Ponta Grossa (Icapuí) Foto 2Pois bem, desde 2014 outra praia vem despontando no gosto dos cearenses exatamente por ainda ser um paraíso intacto. Estou falando da praia de Ponta Grossa, localizada no município de Icapuí, quase na divisa com Rio Grande do Norte. Ela fica a 50 quilômetros de Canoa Quebrada e perto de outras duas praias conhecidíssimas - Tremembé e Redonda, mas ainda não é muito conhecida pelos turistas. 

Para chegar lá, seguimos pela CE-040. O caminho todo é asfaltado e bem sinalizado. São pouco mais de duas horas de viagem para chegar a uma praia de visual incrível! Ponta Grossa é praticamente uma vila. Todos os seus habitantes são evangélicos de uma mesma comunidade, costumam até casar-se apenas com membros da própria comunidade. Eles recebem muito bem os turistas nas únicas 3 pousadinhas que existem lá, mas evitam interações desnecessárias.

Jamais esquecerei de uma noite em que eu e meu namorado estávamos atrás de comprar sanduíche e fomos até uma vendinha. Havia um grupo conversando animadamente. Ao chegarmos, eles pararam de conversar, nos deram boa noite e ficaram calados até a hora que saímos. E depois voltaram a conversar. Sempre de manhã, o dono da pousada em que ficamos perguntava se estava tudo bem, se queríamos ou precisávamos de algo e pronto. Até tentávamos puxar conversa, mas entendemos que eles recebem e tratam muito bem os turistas, mas preferem não interagir tanto.

Lua Santos adicionou foto de Ceará,Praia de Ponta Grossa (Icapuí) Foto 3Então, fomos curtir a praia, que é melhor... E QUE PRAIA! Água calma, limpa, cristalina... O mar lá quase não tem ondas e a praia é bem rasa metros e metros adentro do mar. Chegamos a ficar cerca de 15 metros longe da costa e a água batia no meu quadril! Fomos em setembro, então pegamos um bom período de marés, mas em outubro costumam aparecer peixes-boi que vao até lá para se alimentar... Tartarugas marinhas e arraias também podem ser avistadas, anto que tem uma equipe de biólogos marinhos da Univesidade Federal do Rio Grande do Norte sempre rondando por lá.

É lá também que fica a maior duna de areia móvel do Ceará. Gente, só criança para conseguir subir aquilo tudo mesmo! Areia fofa, do tipo que você dá três passos e afunda dois... Rsrsrsrs.. Mas vale o visual... Ela fica localizada em meio a uma reserva florestal, e tem um guia que faz passeios diários pela reserva. Você também pode ir sozinho, tods as espécias da mata nativa são devidamente identificadas. E tem como chegar no topo da duna por outro caminho e presenciar um pôr do sol perfeito!

Lua Santos adicionou foto de Ceará,Praia de Ponta Grossa (Icapuí) Foto 4

Lua Santos adicionou foto de Ceará,Praia de Ponta Grossa (Icapuí) Foto 5

Então, se você quer uma praia linda, paradisíaca, a menos de três horas de Fortaleza na qual tudo o que você vai encontrar é paz e sossego - porque balada e som alto, de fato, lá não vai ter não - Ponta Grossa é o seu lugar!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Nanda Souza

Nanda Souza comentou 7 anos atrás

Conheço esta praia e ja fiquei nela. É Maravilhosa, fui antes de 2001, e sou apaixonada por la. realmente nao é explorada por turistas e isso é otimo. Boa dica

David Andrade

David Andrade comentou 7 anos atrás

Excelente dica! Parabéns :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ceará, Praia de Ponta Grossa (Icapuí),

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.