4 passeios imperdíveis em Berlim


  Berlim, Alemanha, Europa

1. Reichstag: o domo de vidro do Parlamento Alemão

O Reichstag é o prédio de Berlim onde se encontra o Parlamento Alemão (Bundestag). Ele já sofreu incêndios e, durante a Segunda Guerra Mundial, também foi atingido por ataques aéreos. Com o bombardeio, o prédio deixou de ser usado e somente em 1956 foi decidido que ele deveria ser restaurado. A cúpula do prédio original havia sido destruída e, de 1961 a 1964, o arquiteto Paul Baumgarten trabalhou na sua restauração, porém o projeto não contava com a cúpula.

Com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, foi decidido que o governo e o parlamento voltariam a ser sediados em Berlim, o que resultou em uma nova restauração. A reforma ocorreu entre os anos de 1995 e 1999. O novo projeto incluiu a construção da cúpula de vidro de 23,5 metros de altura, que hoje pode ser visitada. Dentro dela, um caminho em espiral leva os visitantes até o topo, de onde se tem uma vista linda de Berlim!

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Alemanha,Europa Foto 1

2. East Side Gallery: galeria a céu aberto no muro de Berlim

A East Side Gallery é, essencialmente, uma galeria de arte a céu aberto em Berlim. Ao todo, 1.113 metros do muro de Berlim foram preservados da demolição e, no seu lado leste, diversos artistas deixaram sua marca para o mundo.

A galeria está localizada ao longo da rua Mühlenstraße, às margens do rio Spree. Ao todo, são 105 pinturas de artistas do mundo todo, que começaram a ser criadas em 1990. Muitas delas passam mensagens de paz e manifestam aversão à guerra. Também é possível ver artes que retratam inconformismo e esperança em um futuro melhor.

É um passeio obrigatório em Berlim caminhar sem pressa e observar as diversas pinturas gravadas naquele pedaço do muro que causou sofrimento a tantas pessoas no período em que a Alemanha estava dividida.

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Alemanha,Europa Foto 2

3. Memorial aos Judeus Mortos da Europa

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa fica no centro de Berlim e é um dos lugares mais impressionantes em memória àqueles que morreram no holocausto. A sua construção iniciou em 1º de abril de 2003, sendo aberto ao público somente em 12 de maio de 2005.

O memorial ocupa uma área de 19 mil metros quadrados e é formado por 2.711 blocos de concreto mais o Centro de Informações. A exposição na parte subterrânea mostra um pouco sobre a perseguição e o extermínio dos judeus na Europa e recebe, anualmente, cerca de meio milhão de visitantes.

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa foi construído para relembrar os seis milhões de judeus que foram vítimas do holocausto. Ele fica pertinho do Portão de Brandemburgo e do Reichstag, então planeje visitá-lo quando estiver na região.

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Alemanha,Europa Foto 3

4. Checkpoint Charlie: posto militar da Guerra Fria

Checkpoint Charlie é um dos vários postos militares que estavam espalhados por Berlim durante a Guerra Fria. Esse nome foi dado pelos Aliados ao posto que ficava localizado entre as Alemanhas Ocidental e Oriental. O lugar é um dos mais visitados da cidade, recebendo centenas de visitantes todos os dias.

O lado oriental do Checkpoint Charlie foi sendo constantemente expandido para incluir o muro, torre de observação, barreiras em ziguezague e ruas para que os carros e as pessoas fossem revistadas. Ele acabou se tornando um símbolo da Guerra Fria. Para muitos que tentaram atravessá-lo clandestinamente, era visto como um símbolo de esperança e liberdade.

Mariana Ribas adicionou foto de Berlim,Alemanha,Europa Foto 4

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Berlim, Alemanha, Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.