O que você precisa considerar para melhorar suas fotos de viagem
Como todas as artes, a fotografia é livre demais para ser colocada dentro de moldes. Mas a qualidade da fotografia melhora muito se o fotógrafo, amador ou profissional, tiver ao seu lado os três fatores que vou tratar aqui.
Fator 1- TÉCNICA
Assim como você não precisa ser o Pelé para fazer um gol bonito, você também não precisa ser um ninja da técnica para conseguir uma boa foto. No entanto, quanto maior for o seu repertório técnico e quanto mais você souber usar os recursos que sua câmera oferece, melhor.
A parte técnica não fica restrita só ao equipamento, existe também o posicionamento do fotógrafo, o posicionamento da câmera e outras coisas externas ao equipamento que precisam ser consideradas. Mas falarei com mais detalhes sobre esses recursos numa postagem futura, porque é muita coisa legal para se falar e o assunto tornaria este texto exageradamente grande.
Mas embora a técnica seja realmente muito importante, se engana quem pensa que só ela basta. E aí chegamos a outro fator.
Fator 2 - O OLHAR
Não existe alguém no mundo que tenha exatamente os mesmos interesses e a mesma bagagem cultural que você. E isso faz com que sua forma de enxergar o mundo seja única.
Suas fotografas são uma forma de mostrar o que só seus olhos enxergaram. Porém, é muito comum esquecermos disso e apontarmos as câmeras para onde todo mundo já está olhando.
O dia que vi Sócrates comendo laranjas em Atenas.
Mas como podemos encontrar nosso estilo?
Uma das formas é observar fotos de outras pessoas e tentar identificar na fotografia o que, exatamente, faz você gostar ou não gostar dela.
São as cores? É a forma como os elementos fotografados estão posicionados? São as proporções usadas? É a natureza? São as pessoas? É a luminosidade?
Faça sempre esse tipo de perguntas para você quando ver alguma foto que gostou. E aos poucos você provavelmente perceberá que existe um certo padrão nas suas escolhas e naquilo que você acha belo.
Caribe (Fonte: Viagem'Grafia)
Uma segunda forma de aprimorar seu olhar é observando as próprias fotos e existe uma maneira que acho bem interessante de se fazer isso:
Após tirar uma foto, mude um pouco a posição do seu corpo e tire uma nova foto poucos segundos depois. Em seguida, mude um pouco a posição da câmera e dê um novo clique. Não é necessário mudar as configurações da câmera.
Suas fotos com certeza ficarão muito parecidas, mas não iguais.
Depois disso é hora de escolher a que você mais gostou e para isso vai ter que analisar bem cada uma delas, como se estivesse brincando de “jogo dos 7 erros”. E ao escolher sua foto preferida você estará usando critérios definidos pelo seu estilo – que talvez ainda não conheça muito bem.
Além disso, observando as fotos “perdedoras” você vai identificar quais detalhes ou erros fizeram ela ser a pior entre todas as “fotos irmãs”, o que na verdade é uma ótima oportunidade de levar esse aprendizado para que os mesmos erros não se repitam em fotos futuras.
Com a prática, a tendência é que você fique cada vez mais preciso e sem a necessidade de tirar muitas fotos parecidas. Quanto mais você praticar, melhor vai ficar – como tudo na vida.
E antes de passar para o terceiro fator, gostaria de dizer que bons equipamentos realmente ajudam, mas na minha opinião, o principal é o seu olho e o que você enxerga.
Fator 3 - CIRSCUNSTÂNCIA
Às vezes alguns cliques ficam muito bons porque a gente estava no lugar certo e na hora certa. Pode ser sorte, é verdade, mas também pode ser um caso de preparação, paciência e até mesmo senso de oportunidade.
Preparação e paciência porque algumas vezes a gente tem que esperar o cenário ficar pronto para que o clique possa ser dado.
Uma baleia saltando para fora da água, um avião decolando ou um relâmpago acertando o para-raios de um prédio durante uma tempestade, são alguns exemplos de fotos que podem ser mais ou menos previstas e imaginadas antes mesmo de acontecerem. Mas elas provavelmente vão exigir de você um pouco desta grande virtude que é a paciência.
Já o senso de oportunidade trata-se do quanto você está atento ao ambiente e preparado para fotografar algo que pode acontecer num curto espaço de tempo, mas com potencial para ser uma excelente foto.
Aqui uma foto que me pediu um tempo de espera antes de ser tirada - Santos (SP)
O hábito de fotografar nos deixa mais observadores e é muito curioso notar que quase tudo que acontece ao nosso redor, tem potencial para se tornar uma foto incrível, dependendo da nossa técnica, do nosso olhar e de como a gente aproveita e percebe o que aparece na nossa frente.
.
.
Gosta de fotografias de viagem? Conheça o VIAGEM'GRAFIA - um site que mostra diversidade cultural e curiosidades do mundo por meio de fotos.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Passaporte com Pimenta - Maytê comentou 8 anos atrás
Vinicyus, adorei o tema do post! Comecei a me apaixonar por fotografar recentemente, então dicas como essas nunca é d+. Já te achei no instagram e estarei de olho nos seus cliques =D
RUTECN comentou 8 anos atrás
Ótimo, Vinicyus! Continue nos dando essas dicas! E a foto do poste está lindíssima!
Rosana Oliveira comentou 8 anos atrás
adorei as dicas, terminei um curso de fotografia e ja vi que melhorei...e quero melhorar ainda mais,,,,continue postando essas dicas....pois sou apaixonada por fotografia....
Martha Sousa comentou 8 anos atrás
Sem palavras né Vini....demais o seu texto.....
Lou Mariano comentou 8 anos atrás
Ótimas dicas!! Obrigada ;).