O que você precisa considerar para melhorar suas fotos de viagem


  América, Ásia, África, Oceania, Europa  4341 visualizações

Como todas as artes, a fotografia é livre demais para ser colocada dentro de moldes. Mas a qualidade da fotografia melhora muito se o fotógrafo, amador ou profissional, tiver ao seu lado os três fatores que vou tratar aqui.

Fator 1-  TÉCNICA

Assim como você não precisa ser o Pelé para fazer um gol bonito, você também não precisa ser um ninja da técnica para conseguir uma boa foto. No entanto, quanto maior for o seu repertório técnico e quanto mais você souber usar os recursos que sua câmera oferece, melhor.

A parte técnica não fica restrita só ao equipamento, existe também o posicionamento do fotógrafo, o posicionamento da câmera e outras coisas externas ao equipamento que precisam ser consideradas. Mas falarei com mais detalhes sobre esses recursos numa postagem futura, porque é muita coisa legal para se falar e o assunto tornaria este texto exageradamente grande.    

Mas embora a técnica seja realmente muito importante, se engana quem pensa que só ela basta. E aí chegamos a outro fator.

Fator 2 - O OLHAR

Não existe alguém no mundo que tenha exatamente os mesmos interesses e a mesma bagagem cultural que você. E isso faz com que sua forma de enxergar o mundo seja única.

Suas fotografas são uma forma de mostrar o que só seus olhos enxergaram. Porém, é muito comum esquecermos disso e apontarmos as câmeras para onde todo mundo já está olhando.

Vinicyus Vieira adicionou foto de América,Ásia,África,Oceania,Europa Foto 1                                    O dia que vi Sócrates comendo laranjas em Atenas.

Mas como podemos encontrar nosso estilo?

Uma das formas é observar fotos de outras pessoas e tentar identificar na fotografia o que, exatamente, faz você gostar ou não gostar dela.

São as cores? É a forma como os elementos fotografados estão posicionados? São as proporções usadas? É a natureza? São as pessoas? É a luminosidade?

Faça sempre esse tipo de perguntas para você quando ver alguma foto que gostou. E aos poucos você provavelmente perceberá que existe um certo padrão nas suas escolhas e naquilo que você acha belo.

Vinicyus Vieira adicionou foto de América,Ásia,África,Oceania,Europa Foto 2                                                              Caribe (Fonte: Viagem'Grafia) 

Uma segunda forma de aprimorar seu olhar é observando as próprias fotos e existe uma maneira que acho bem interessante de se fazer isso:

Após tirar uma foto, mude um pouco a posição do seu corpo e tire uma nova foto poucos segundos depois. Em seguida, mude um pouco a posição da câmera e dê um novo clique. Não é necessário mudar as configurações da câmera.

Suas fotos com certeza ficarão muito parecidas, mas não iguais.

Depois disso é hora de escolher a que você mais gostou e para isso vai ter que analisar bem cada uma delas, como se estivesse brincando de “jogo dos 7 erros”. E ao escolher sua foto preferida você estará usando critérios definidos pelo seu estilo – que talvez ainda não conheça muito bem.    

Além disso, observando as fotos “perdedoras” você vai identificar quais detalhes ou erros fizeram ela ser a pior entre todas as “fotos irmãs”, o que na verdade é uma ótima oportunidade de levar esse aprendizado para que os mesmos erros não se repitam em fotos futuras.

Com a prática, a tendência é que você fique cada vez mais preciso e sem a necessidade de tirar muitas fotos parecidas. Quanto mais você praticar, melhor vai ficar – como tudo na vida.

E antes de passar para o terceiro fator, gostaria de dizer que bons equipamentos realmente ajudam, mas na minha opinião, o principal é o seu olho e o que você enxerga.

Fator 3 - CIRSCUNSTÂNCIA

Às vezes alguns cliques ficam muito bons porque a gente estava no lugar certo e na hora certa. Pode ser sorte, é verdade, mas também pode ser um caso de preparação, paciência e até mesmo senso de oportunidade. 

Preparação e paciência porque algumas vezes a gente tem que esperar o cenário ficar pronto para que o clique possa ser dado.

Uma baleia saltando para fora da água, um avião decolando ou um relâmpago acertando o para-raios de um prédio durante uma tempestade, são alguns exemplos de fotos que podem ser mais ou menos previstas e imaginadas antes mesmo de acontecerem. Mas elas provavelmente vão exigir de você um pouco desta grande virtude que é a paciência.

Já o senso de oportunidade trata-se do quanto você está atento ao ambiente e preparado para fotografar algo que pode acontecer num curto espaço de tempo, mas com potencial para ser uma excelente foto. 

Vinicyus Vieira adicionou foto de América,Ásia,África,Oceania,Europa Foto 3           Aqui uma foto que me pediu um tempo de espera antes de ser tirada - Santos (SP)  

O hábito de fotografar nos deixa mais observadores e é muito curioso notar que quase tudo que acontece ao nosso redor, tem potencial para se tornar uma foto incrível,  dependendo da nossa técnica, do nosso olhar e de como a gente aproveita e percebe o que aparece na nossa frente.  

.

.

Gosta de fotografias de viagem? Conheça o  VIAGEM'GRAFIA - um site que mostra diversidade cultural e curiosidades do mundo por meio de fotos

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Passaporte com Pimenta - Maytê

Passaporte com Pimenta - Maytê  comentou 7 anos atrás

Vinicyus, adorei o tema do post! Comecei a me apaixonar por fotografar recentemente, então dicas como essas nunca é d+. Já te achei no instagram e estarei de olho nos seus cliques =D

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Ótimo, Vinicyus! Continue nos dando essas dicas! E a foto do poste está lindíssima!

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

adorei as dicas, terminei um curso de fotografia e ja vi que melhorei...e quero melhorar ainda mais,,,,continue postando essas dicas....pois sou apaixonada por fotografia....

Martha Sousa

Martha Sousa comentou 7 anos atrás

Sem palavras né Vini....demais o seu texto.....

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Ótimas dicas!! Obrigada ;).

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Ásia, África, Oceania, Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.